Representantes de 41 seções sindicais do ANDES-SN do Setor das Instituições Federais de Ensino (IFE) estiveram reunidos neste final de semana (28 e 29) em Brasília (DF) e aprovaram uma agenda de mobilização, com indicação de paralisação nacional unificada com as demais categorias dos servidores públicos federais (SPF), no dia 7 de abril, e fortalecimento da participação dos docentes na Jornada Nacional de Lutas dos SPF, que ocorre na próxima semana (7 a 9), com envio de caravanas à capital federal. “O número de docentes na reunião foi muito expressivo, o que mostra o clima de mobilização crescente na base da categoria do ANDES-SN. A principal deliberação é que continuaremos convocando os professores para avaliar a negativa de diálogo, que tanto o Ministério da Educação, quanto o Ministério de Orçamento e Gestão explicitaram em audiências com a Diretoria Nacional do ANDES-SN”, relatou Joacir Teixeira de Melo, Presidente da APES, presente à reunião. No dia sete de abril, a APES está convocando uma assembleia, que vai discutir campanha salarial, a partir das 15 horas, na sede da Seção Sindical, campus da UFJF.
Redução da folha salarial
Nas tentativas de negociação do ANDES com os ministérios, Joacir identifica uma mudança na postura governamental. “Antes o Ministério da Educação dizia reconhecer os problemas da carreira docente. No Mpog, foi oficializado para o ANDES que há a necessidade de redução da folha salarial dos Servidores Federais, a partir da alegação de uma retração no PIB, o que caracteriza a indisposição total para discutir perdas inflacionárias relacionadas aos servidores federais”, afirma.
Defesa do ANDES-SN
Na pauta da assembleia do dia 07 foi incluída a defesa da representação e atuação do ANDES-SN já que na reunião do Setor em Brasilia, foi apresentado pela diretoria nacional a solicitação de audiência no Ministério do Trabalho e Emprego para o dia 8 de abril. O objetivo da audiência será questionar a tramitação do processo de nova regulamentação de atuação sindical do PROIFES. Na compreensão do ANDES-SN, ocorreram vários vícios na montagem desse processo que deverão ser questionados nessa audiência. “A nova proposta de atuação do PROIFES fere frontalmente a história de atuação legítima e combativa que o ANDES-SN construiu na sua história de mais de 35 anos”, defende Joacir.
Intensificação da luta
Além da intensificação das ações e da luta em conjunto com os demais servidores, os representantes das Seções Sindicais indicaram o mês de abril para ampliar a mobilização nas Instituições Federais de Ensino (IFE) para construção da greve nacional da categoria. Para isso, uma rodada de assembleias gerais deverá ser realizada entre 15 e 24 de abril e o resultado será avaliado na próxima reunião do Setor das Ifes, nos dias 25 e 26 de abril, em Brasília. Confira a agenda ao final da matéria.
Leia o relatório da reunião do Setor das Ifes
Avaliação do Fórum dos SPF sobre reunião com Mpog
Na última sexta-feira (27), Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais divulgou uma nota de avaliação da reunião com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog), Nelson Barbosa, realizada em 20 de março. No texto, o Fórum dos SPF aponta que “o funcionalismo federal não pode se calar diante de uma política que coloca em risco as condições de trabalho, os salários e o atendimento a população. Ao contrário do que propõe o governo, o “ajuste fiscal” não é a única maneira de se combater a inflação, mas uma opção que prejudica a maioria da população em favor dos banqueiros, grandes empresários e latifundiários”.
As entidades nacionais dos SPF que compõem o Fórum conclamaram os servidores públicos federais a se organizar e se manifestar, participando da grande mobilização na semana de 7 a 9 de abril, por meio de caravanas à Brasília e também atos nos estados.Confira aqui o documento.