Assembleia indica ações para Setor das IFES

Docentes da UFJF e do IF Sudeste MG, reunidos em assembleia, na manhã desta quarta feira, 16 de abril, em acordo com a avaliação apresentada pela diretoria da APESJF, aprovaram uma série de deliberações para a próxima reunião do Setor das Federais do ANDES-SN, nos dias 25 de 26 em Brasília.

Os docentes indicaram que o ANDES-SN, durante as reuniões com o MEC, negocie a partir dos pontos finais da contraproposta apresentada ao governo na greve de 2012. Indicou que o ANDES cobre do MEC o estabelecimento de um calendário para as negociações e a garantia, junto ao MPOG, dos recursos necessários para a reestruturação da carreira, entre elas, o fim das barreiras para promoção e mudança de regime de trabalho durante o estágio probatório e o estabelecimento de uma lógica detalhada de steps para progressão dentro da carreira.

Fasubra e Sinasefe
A assembleia decidiu ainda continuar a interlocução com as categorias da educação, Fasubra e Sinasefe, com o objetivo de estabelecer uma pauta que contemple o setor da educação federal. Reafirmou a necessidade da cobrança, junto ao governo, do atendimento da melhoria das condições de trabalho nas IFE, como, por exemplo, no campus avançado de Governador Valadares. Dessa forma, a APESJF continua em estado de mobilização e conta com a participação dos docentes da UFJF e do IF Sudeste MG no processo de mobilização.

Greve será decidida na a próxima assembleia
A assembleia sinalizou que há disponibilidade para a retomada da greve, contudo deve-se avaliar as deliberações resultantes do setor das federais e das repercussões da audiência com o Ministério da Educação no dia 23 de abril.

Eleições para reitor
A assembleia considerou ainda a necessidade da garantia da conquista democrática que são as eleições diretas para reitor dentro da UFJF.  Declarou apoio à greve dos TAE e deliberou por argumentar junto ao Sintufejuf sobre a importância da manutenção da realização do pleito.
Os docentes, dando sequência à indicação do Conselho de Representantes da APESJF, debateram a situação da Assessoria Jurídica do sindicato. A deliberação foi de remeter, para a próxima assembleia, visando o acúmulo de debate, a decisão sobre a mudança contratual que nomeia aqueles que, diretamente, vão tratar das demandas da APESJF.

Regimento Eleitoral
A assembleia aprovou ainda o regimento eleitoral para a sucessão da Diretoria da Seção Sindical.

Ciapes
Os docentes demonstraram também sua insatisfação em relação à oferta dos cursos Ciapes – Coodenação de Inovação Acadêmica e Pedagógica do Ensino Superior, por não concordarem com sua obrigatoriedade durante o Estágio Probatório. Clique aqui para baixar a análise da Assessoria Jurídica da APESJF sobre a questão.