Em reunião ampliada, docentes discutiram posicionamentos e participações da APES nos próximos eventos do ANDES-SN

Professores e professoras da UFJF e do IF Sudeste MG realizaram uma reunião ampliada nesta quinta-feira, 10 de novembro, para debater o caderno de textos do 14º Conad extraordinário; trabalhos da comissão de emancipação do campus de Governador Valadares; e participação da APES nos eventos do ANDES-SN que acontecerão na região da tríplice fronteira, em dezembro. Confira.

14º Conad Extraordinário

O 14º Conad Extraordinário, que será realizado neste sábado e domingo, 12 e 13 de novembro, em Brasília, terá tema único: “CSP- Conlutas: balanço sobre atuação nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação da Central”. O presidente da APES, professor Leonardo Andrada, apresentou um histórico sobre a relação do ANDES com as centrais sindicais, sobre a participação do sindicato nacional na formação da CSP Conlutas e sobre as críticas e incômodos do sindicato quanto à estrutura organizativa, posicionamentos e leituras de conjuntura da central. Leonardo lembrou que esse debate já vem acontecendo há alguns anos, em diversas instâncias do ANDES-SN, mas seu aprofundamento foi prejudicado com a pandemia.

Em seguida, os professores Augusto Cerqueira, Dileno Dustan, Lisleandra Machado e Rubens Luis Rodrigues apresentaram algumas questões e posicionamentos frente às TRs presentes no Caderno de Textos do evento. Entretanto, diante da ausência de quórum para configurar a reunião como assembleia, os professores e professoras presentes decidiram pela abstenção da APES nas votações. A delegação da APES aprovada em assembleia anterior será composta por: delegado Leonardo Andrada; observadores/suplentes Augusto Cerqueira, Dileno Dustan, Lisleandra Machado e Lucas Mendes.

Por sugestão do professor Dileno Dustan, acolhida pelo presidente da APES, a seção sindical buscará organizar um seminário após o Conad, com participação de convidados e convidadas que representem diferentes correntes nesse debate, para subsidiar a posição da delegação da APES sobre o tema no 41º Congresso do ANDES-SN. O Congresso será realizado entre os dias 6 e 10 de fevereiro em Rio Branco (AC).

Seminários e festivais do ANDES-SN

Em relação aos eventos do ANDES-SN que serão realizados em dezembro, o professor Leonardo Andrada informou aos presentes que a diretoria da APES-SN deliberou pelo chamado aos interessados e interessadas para participarem das seguintes atividades: “II Seminário Internacional Educação Superior na América Latina e Caribe e Organização do(a)s Trabalhadore(a)s”, o “I Seminário Multicampia e Fronteira” e o “I Festival de Arte e Cultura: sem fronteiras, a arte respira lucha”. Os três eventos concomitantes acontecem entre os dias 6 e 9 de dezembro, nas dependências da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), na cidade de Foz do Iguaçu (PR). Também estão previstas atividades em Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina), que fazem fronteira com a cidade paranaense.

Manifestaram interesse em irem ao evento: a professora Lisleandra Machado e os professores Fábio Lima, Dileno Dustan e Leonardo Andrada. 

Comissão de emancipação de GV

O diretor da APES, professor Jean Ramos, informou aos presentes que a comissão de emancipação do campus da UFJF em Governador Valadares publicou nesta quarta-feira, 9 de novembro, o seu relatório final, produzido a partir da atuação dos grupos de trabalho formados na instituição. Jean, representante da APES na comissão, apresentou suas críticas ao processo e ao resultado final do relatório, tais como: o tempo exíguo para o envio de considerações ao relatório antes de sua publicação final; a ausência de metodologia clara; a coleta de informações estrita à pessoas que exerceram cargos administrativos e que são favoráveis à emancipação (estas teriam apresentando tão somente aspectos negativos da não-emancipação, sem elencar questões que poderiam ser solucionadas com o processo emancipatório). Ademais, a discussão com a comunidade prevista no relatório da comissão será concentrada, em Juiz de Fora, em apenas um dia de debate, previsto para o dia 22 de novembro, e todos os outros debates em Governador Valadares estão previstos para a primeira e segunda semanas de dezembro, o que, na avaliação dos representantes da APES, não contribuirão com a ampla participação necessária ao processo.

Os representantes da APES irão produzir uma nota a respeito de tais questões. 

MST

O professor Leonardo Andrada informou aos presentes sobre a continuidade do aporte financeiro que a APES tem realizado para o projeto “Plantio Solidário”, ação do MST da Zona da Mata mineira, que tem como objetivo plantar, colher e distribuir alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade da região. E convidou os professores e professoras a participarem dos mutirões de plantio, manejo, colheita e distribuição, que são realizados todos os sábados no assentamento Dênis Gonçalves. Interessados podem entrar em contato com a secretaria da APES pelo email faleconosco@apesj.org.br ou pelo telefone (32) 991092284 (secretária Denise).