Instaurada Comissão Organizadora da Consulta Pública para Reitoria da UFJF para o próximo quadriênio

Foi instaurada nesta quinta-feira, 17 de agosto, a Comissão Organizadora da Consulta Pública para Reitoria da UFJF no quadriênio 2024/2028. Seguindo a tradição histórica da universidade em respeitar a participação democrática da comunidade acadêmica, a comissão tem como papel estabelecer as normas e coordenar o processo de consulta para escolha de reitor e vice-reitor da instituição. A reunião realizada na sede da APES contou com a participação de representantes das três entidades, APES, Sintufejuf e DCE, e definiu a seguinte composição:

Comissão Organizadora da Consulta Pública (COCP) – 2024/2028

  1. Presidente: Flávio Sereno (Titular Sintufejuf)
  2. Vice-Presidente: Leonardo Andrada (Titular APES)
  3. 1ª secretária: Joana Machado (Titular APES)
  4. 2° secretário: Lyon vitor Borcard de Oliveira (Titular DCE)
  5. Márcio Sá Fortes (Titular Sintufejuf) 
  6. Eliza de Olival Pildervasser (Titular DCE)
  7. Augusto Cerqueira (Suplente APES)
  8. Natália Paganini (Suplente Sintufejuf)
  9. Pedro Arruda (Suplente DCE)
  10. Rubens Luiz Rodrigues (Suplente Apes)
  11. Luana Lombardi (Suplente Sintufejuf)
  12. Lara Polisseni (Suplente DCE)

Para Flávio Sereno, presidente da comissão, “é uma grande responsabilidade organizar a consulta pública que vai aferir a vontade da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora. Cumprindo esta tradição democrática, as entidades representativas assumiram novamente esta tarefa. Teremos, mais uma vez, eleições livres, diretas, secretas e paritárias, onde os três segmentos têm o mesmo peso. Fazemos, desde já, um chamado. Uma convocação para que as pessoas que estudam e trabalham em nossa instituição participem de todo o processo. Escolher dirigentes é um direito que deve ser exercido para ser preservado!”

Entendendo a importância política da presencialidade, entre outros fatores, a comissão indicou a realização de eleições 100% presenciais, com urnas em Juiz de Fora e Governador Valadares. 

Calendário

Além da composição da comissão, as entidades indicaram previamente as principais datas do calendário da consulta. Importante ressaltar que estas e demais datas relacionadas ao processo serão oficializadas com a publicação do Regimento da Consulta, a ser fechado em reunião já agendada para o dia 22 de agosto.  Neste sentido, a proposta inicial das principais datas da consulta é:

11 e 12/09 – Inscrição de chapas

13/09 – Início da Campanha (1º turno)

27/09 – Primeiro debate (em Governador Valadares)

05/10 – Segundo debate (em Juiz de Fora)

18 e 19/10 – Votação (primeiro turno)

A Comissão, nesta primeira proposta, pretende fechar horários e locais específicos dos debates acordando com as chapas eventualmente inscritas.