Jornada de Lutas dos SPF reúne caravanas de todo o país em Brasília

Um grande número de servidoras e servidores públicos federais chegaram a Brasília ontem, 29 de março, para a Jornada de Lutas dos SPF (29, 30 e 31/3),  organizada de forma unitária pelo Fonasefe, Fonacate e Centrais Sindicais. Entre as caravanas presentes, está a do Sintufejuf, com um grupo de técnico-administrativos em educação da UFJF e do IF Sudeste MG, em greve desde o dia 23 de março. A APES fez chamado à categoria e apoia a caravana do Sintufejuf. Neste momento, a diretoria e a delegação da entidade estão presentes no 40º Congresso do ANDES-SN, que acontece presencialmente em Porto Alegre.

TAES do IF Sudeste e da UFJF em Brasília. Foto: Sintufejuf

Na terça, os participantes da Jornada realizaram um ato em frente ao Ministério da Educação, para exigir a investigação do envolvimento de Bolsonaro nas denúncias de corrupção e da existência de um gabinete paralelo do MEC. Confira a cobertura fotográfica do ANDES-SN:

Nesta quarta, 30 de março,  servidores e servidoras realizam o ato Ocupa Brasília, com concentração no Espaço do Servidor seguida de caminhada até o Ministério da Economia, passando pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério do Trabalho e Previdência, em solidariedade à greve da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Fenasps). A greve teve adesão de trabalhadoras e trabalhadores do INSS e/ou do Ministério do Trabalho em 23 estados do país e integra a mobilização unificada dos servidores públicos federais.

Confira cobertura fotográfica da Fasubra:

Na quinta, 31 de março, as/os SPF planejam uma concentração no Anexo II do Senado Federal às 9h, e concentração às 11h e no Ministério da Economia. 

Com a jornada, as entidades buscam intensificar a pressão para que o governo negocie o reajuste emergencial de 19,99%