O Fórum de Coletivos e Mulheres feministas de Juiz de Fora, 8M/JF, realiza nessa terça-feira, 25 de julho, a Marcha da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, como parte da 2ª edição do Julho das Pretas. A Marcha terá concentração às 17h na Praça da Estação e seguirá em direção à Praça João Pessoa, com cortejo de grupos afro ou signatários da causa antirracista. Confira o chamado:
MARCHA DA MULHER NEGRA LATINO-AMERICANA E CARIBENHA
Nossa marcha precisa de você, mulher preta, parda, indígena, originária! ✊🏽✊🏾✊🏿
A gente sabe que a labuta do dia a dia nem sempre nos permite estar em reuniões e atividades, porém, 25 de julho é o nosso dia: Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Sobre nossas existências cruzadas na diáspora odiosa da escravização.
Dia de, altivas, sairmos às ruas para afirmar nossa presença no mundo como sujeitas de direitos.
De lutarmos por nossas vidas, por nossas histórias.
Pelas vidas que o racismo toma de nós todo dia quando mata nossas crias por bala ou desesperança. Destrói nossas famílias pelo descaso pensado que empurra a nós e nossos companheires, para o vício, para a falta de emprego, de educação de qualidade e de perspectiva. Nos roubam a dignidade.
Sobrevivemos e queremos seguir a viver. Vamos juntas!
Para as aliadas e os aliados da causa antirracista: queremos todes na nossa retaguarda, na prática. As hashtags são legais, mas estar na rua é maior.
Vamos todes somar na construção de uma sociedade nova que cultive a equidade e que nos permita ser a potência que já somos!
Arte: @renatadore