A Diretoria do ANDES-SN publicou nesta segunda-feira, 31 de outubro, uma nota sobre o resultado das eleições no segundo turno. Confira na íntegra:
NOTA DA DIRETORIA NACIONAL DO ANDES-SN SOBRE O RESULTADO DAS ELEIÇÕES NO SEGUNDO TURNO
VENCEMOS BOLSONARO NAS URNAS E SEGUIREMOS EM LUTA PARA VENCER O BOLSONARISMO NAS RUAS
Ontem, no dia 30 de outubro de 2022, foi dado um passo fundamental na luta pelas liberdades democráticas no Brasil. Com a vitória de Lula no segundo turno das eleições, derrotamos Bolsonaro nas urnas, vencemos sua política genocida, anticientificista, fascista e ultraneoliberal, que se expressaram, nestes últimos quatro anos, no aumento da fome, do desemprego e da violência. O que acompanhamos neste último período foi um governo disposto a usar a máquina pública para os interesses da burguesia e que, sustentado pela atuação dos militares, levou nosso país a uma tragédia social.
Mesmo com várias ameaças de golpe por parte de Bolsonaro e seus (suas) aliado(a)s e de tentativas de cerceamento do direito de voto por parte da Polícia Rodoviária Federal, o(a)s brasileiro(a)s demonstraram a necessidade de derrotarmos este projeto nas urnas. Foi a primeira vez na história do nosso país que um presidente não foi reeleito, o que demonstra o profundo descontentamento da maioria da população brasileira ao que representa o projeto de Bolsonaro. No entanto, é muito expressivo o apoio a Bolsonaro e sabemos que sua base política no Congresso e no Senado nos deixa em um alerta permanente de luta para derrotá-la nas ruas.
Neste contexto, é fundamental seguirmos mobilizando o(a)s trabalhadore(a)s, nossos locais de trabalho e estudo, a categoria docente e o conjunto do(a)s servidore(a)s público(a)s para os enfrentamentos que teremos ainda neste ano e no próximo período. Nossa luta tem que ser intransigente pela garantia dos direitos sociais conquistados pela classe trabalhadora, na defesa irrestrita dos serviços públicos e pela sua ampliação, pela educação pública, gratuita, socialmente referenciada nos interesses do povo trabalhador e que possa garantir a entrada e permanência dos filhos e filhas de nossa classe, bem como, por melhores condições de trabalho, ampliação e manutenção das nossas universidades, Institutos e CEFETss.
Exigiremos o compromisso de Lula e seus(suas) aliado(a)s para derrotarmos as propostas nefastas do capital para o país, como é o caso da contrarreforma administrativa, exigiremos a revogação do teto dos gastos, dentre outras pautas que são fundamentais para avançarmos em melhores condições de trabalho e de vida para o(a)s trabalhadore(a)s. Não aceitaremos as ameaças de Arthur Lira e seus aliados no avanço das contrarreformas.
Reconhecemos o processo eleitoral como um passo importante para o exercício da democracia brasileira, mas temos a convicção de que é só a luta organizada do(a)s trabalhadore(a)s que poderá garantir que nossos anseios enquanto classe possam ser atingidos. Lutamos por um mundo sem exploração e opressões e isso só se dará com o povo trabalhador organizado. É momento de fortalecermos o movimento sindical, popular e de juventude e permanecermos em mobilização pela garantia de que Lula possa assumir o governo no dia 1º de Janeiro de 2023 e que possamos seguir avançando na reorganização das nossas lutas.
VENCEMOS BOLSONARO NAS URNAS E SEGUIREMOS EM LUTA PARA VENCER O BOLSONARISMO NAS RUAS.
Brasília (DF), 31 de outubro de 2022
Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional