Projeto de TAE da UFJF promove encontro de funcionários e seus familiares no Planetário 

Foi realizado nesta terça-feira, 18 de julho, o primeiro “Encontro de Filhos e Funcionários da UFJF”, realizado no Planetário do Centro de Ciências da universidade. O projeto é um Evento de Extensão e tem como coordenador o técnico-administrativo em educação, Igor De Novaes Fonseca, e como vice-coordenador o professor José Luiz Matheus Valle. 

O encontro consistiu em uma visita guiada ao Planetário do Centro de Ciências, promovida especialmente para filhos/as de funcionários/as da instituição – TAEs, docentes e servidores terceirizados. Após a visita, foi realizado um lanche compartilhado entre os presentes. Para os organizadores, o Planetário ofereceu o cenário perfeito para um encontro que buscava não apenas despertar a curiosidade e o fascínio pelo universo, mas também conectar os funcionários da instituição. Além das atividades práticas de observação, abordando a formação do universo e outras temáticas científicas, os funcionários tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e conhecimentos em um ambiente acolhedor.

Assim, o projeto atingiu seus objetivos principais: promover a interação entre funcionários de diferentes setores da universidade e suas crianças; e despertar nestas o interesse pela ciência.

O projeto

Segundo Igor Fonseca, a ideia do encontro surgiu da percepção de que “vivemos numa bolha; passamos décadas em um departamento e não interagimos com os próprios colegas de trabalho que estão a um atravessar de rua, ou um atravessar de porta. E graças a uma conversa que eu tive com o professor doutor José Marcelo, do ICB, e com o professor Ernani, da Arquitetura, surgiu a ideia de realizar esse evento, para que os nossos filhos interajam, criem memórias afetivas  e para que a gente consiga criar laços de amizade”. Segundo Igor, o encontro permite, por meio de uma conversa espontânea e em um ambiente descontraído, firmar acordos, criar ações conjuntas e estimular a colaboração, unificando a comunidade acadêmica. E o contato das crianças com o ambiente de trabalho de seus cuidadores propicia a valorização da ciência e o reconhecimento, por elas, das atividades acadêmicas exercidas por seus pais. 

A primeira edição contou com 57 participantes e, segundo Igor, a ideia é que este projeto entre para o calendário acadêmico da UFJF de forma itinerante, ocupando outros espaços dentro da instituição. 

Fotos: Sintufejuf