APES comemora 43 anos em julho

Neste mês de Julho, a APES celebra 43 anos de existência. Agradecemos a todos e todas que fazem parte dessa história de lutas e conquistas, e convocamos a categoria docente a continuar contribuindo com a defesa da liberdade de ensino, da democracia, pela qualidade da educação pública e por direitos trabalhistas de professoras e professores da rede federal de ensino.
A seção sindical do ANDES-SN, inicialmente, atuava somente nas instituições de Juiz de Fora. Com a multicampia, a APES hoje também atua em defesa de docentes dos diversos campi do IF Sudeste MG, bem como do campus de Governador Valadares da UFJF.
Fortaleça a APES! Seu apoio às causas educacionais é fundamental para continuarmos construindo ensino de qualidade e preservar os direitos dos docentes.

 

 

3J: APES participa de mobilizações em JF e GV

A APES mais uma vez participou das mobilizações realizadas neste sábado, 3 de junho. No Brasil e no exterior foram mais de 180 cidades com registros de atos presenciais, que foram antecipados pelas recentes denúncias de superfaturamento e pedidos de propina nas negociações de vacina pelo governo de Jair Bolsonaro. 

Em Juiz de Fora, o ato teve organização de 43 entidades e, como de costume, a mobilização teve início às 10 da manhã, no Parque Halfeld, tomando, em seguida, as principais ruas do centro da cidade, rumo à Praça Antônio Carlos. Em Governador Valadares, com a organização de 18 entidades, houve ato no Mercado Municipal também na parte da manhã, e diversas faixas espalhadas pelas ruas e viadutos da cidade, denunciando os altos preços dos alimentos e do gás de cozinha, e a corrupção na compra de vacinas.

Em fala realizada no ato em Juiz de Fora, o presidente da APES, Augusto Cerqueira, ressaltou a grande tarefa de tirarmos do poder este governo que está exterminando a população. “Este projeto que está em curso é o projeto ultraliberal, de extrema direita, fascista e de genocídio da população. Isso ficou claro, quando no início da pandemia se falava: o vírus não escolhe classe social. Isto é mentira. Pois quem está morrendo são os pobres e pretos desse país. Morrem por ação do Estado. É por isso que temos que estar nas ruas. Quero ainda dialogar com a educação e com a rede federal. A situação da rede federal é caótica: intervenção, falta de orçamento, falta de recursos. Se tivéssemos que voltar à atividade presencial, além de propagar a Covid-19, nosso trabalho seria inviável pelo orçamento que hoje as universidades e institutos têm”.

Como nos atos anteriores, as mobilizações do 3J foram realizadas seguindo protocolos de segurança, com distanciamento, uso de máscaras e recomendações de uso de álcool em gel. Centenas de máscaras e álcool em gel foram distribuídos aos manifestantes pela comissão de saúde do ato. A APES também distribuiu máscaras PFF2, além de camisas, bandeiras e cartazes. E para os que não puderam comparecer aos atos, foi elaborada a campanha virtual, com publicação de cards nas redes sociais da entidade, durante todo o sábado.

Confira alguns registros do 3J em Juiz de Fora e Governador Valadares:

 

APES comunica seu desligamento do Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre o Novo Coronavírus da UFJF

A APES comunicou, nesta sexta-feira, seu desligamento do Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre o Novo Coronavírus da UFJF. A ação foi justificada por uma nota com considerações sobre a atuação do Comitê frente às deliberações da categoria em relação ao ensino presencial dentro da instituição. Confira abaixo a nota.

Nota sobre a Participação da APES no Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre o Novo Coronavírus

Considerando o caráter técnico do Comitê;

Considerando os limites para efetiva contribuição das entidades representativas;

Considerando que a nossa participação pode, erroneamente, indicar acordo com as decisões e indicações do comitê;

Considerando o atual momento da pandemia, e as sucessivas demandas de retorno de atividades presenciais na instituição, que se chocam com deliberações da categoria;

Considerando que a categoria defende a ampla vacinação como condição para o retorno de atividades presenciais não-essenciais na instituição;

Considerando que a categoria defende o amplo debate com toda a comunidade sobre a construção de protocolos para o desenvolvimento de atividades presenciais na instituição;

Comunicamos que a APES não participará mais das reuniões do Comitê, reconhecendo o trabalho e dedicação de todos os envolvidos e o papel importante que tem sido desempenhado pelo mesmo.

ANDES-SN e Fasubra se reúnem com Administração Superior da UFJF

Em encontro intermediado pela APES  e Sintufejuf, Fasubra e ANDES-SN reuniram-se, nesta quinta-feira, com a Administração Superior da UFJF para pedir esclarecimentos sobre a volta do trabalho presencial dentro da instituição, antes mesmo da completa imunização de trabalhadores e estudantes. A medida envolve 1886 alunos, 271 docentes, 113 TAEs e 11 terceirizados.

Pela APES participaram o presidente Augusto Cerqueira, a secretária geral Zuleyce Lessa e o tesoureiro Leonardo Andrada. Representando o SINTUFEJUF, participaram da reunião os coordenadores Flávio Sereno, Felipe Santos, Luana Lombardi e Isabel Nascimento. Pelo ANDES-SN, a presidenta Rivânia de Assis e a secretária geral Maria Regina Moreira.

Pela administração superior, o reitor Marcus David, a vice-reitora Girlene Alves e o secretário geral Edson Faria. Representando a Fasubra, estiveram presentes os coordenadores gerais Antônio Alves Netto (Toninho) e José Maria Castro e a coordenadora de Formação e Comunicação Sindical Melissa Santos.

APES se reúne com Reitoria e Direção do CA João XXIII para debater dificuldades de docentes em relação ao ERE

 

 

A Diretoria da APES se reuniu nesta quinta-feira, 08 de julho, com a Administração Superior da UFJF, com a Direção Geral e Direção de Ensino do Colégio de Aplicação João XXIII para discutir demandas relativas às dificuldades vivenciadas por professoras e professores dentro do contexto do Ensino Remoto Emergencial.

As reivindicações giram em torno da resolução de problemas quanto ao uso das plataformas disponibilizadas pela UFJF para desenvolvimento do ERE, também em relação ao controle da sala de aula virtual, controle e segurança no uso de dados, liberdade de cátedra entre outros,

A APES enfatizou a necessidade de criação de mecanismos e protocolos institucionais claros de garantia e proteção aos direitos de professores e professoras, aos quais poderão recorrer em caso de necessidade. A entidade também indicou a necessidade de maior participação institucional na construção de mecanismos de diálogo e proteção à comunidade escolar. Adicionalmente, frente aos problemas enfrentados por professores e professoras no ERE, seria importante pensar na criação de espaços institucionais para o acolhimento das questões, orientação sobre desenvolvimento de ações no âmbito administrativo e suporte psicológico.

Grupo de Trabalho

O reitor Marcus David encaminhou, como sugestão, a criação de um grupo de trabalho envolvendo a direção e representantes docentes do C.A. João XXIII e outros setores da UFJF, que possam contribuir para a construção de um instrumento que atenda às especificidades dos docentes da unidade. E, também, sinalizou a possibilidade de retomar ações de capacitação para professores e professoras. 


 

 

Apes participa de segundo dia do CONAD

Docentes da APES participam hoje do segundo dia do Conad. Nesta sexta, 9 de julho, acontece a reunião dos grupos mistos sobre o Plano de Lutas dos Setores do ANDES-SN e a plenária Questões organizativas e financeiras. Pela APES, o professor Leonardo Andrada participa como delegado, o professor Augusto Cerqueira como observador/suplente e a professora Lisleandra Machado como observadora/suplente. 


O 12° Conad Extraordinário conta com a presença de 251 pessoas, sendo 66 delegados e delegadas, 138 observadores e observadoras, 33 diretores e diretoras, 14 convidados e convidadas. Representantes de 76 seções sindicais do ANDES-SN participam do evento.


A abertura do Conad foi realizada no dia 2 de julho, com a plenária de Conjuntura.  Participaram da plenária o 1º vice-presidente do ANDES-SN, Milton Pinheiro, como coordenador da mesa, a 1ª vice-presidenta da Regional Norte II, Joselene Ferreira Mota, a 1ª vice-presidenta da Regional Planalto, Neila Nunes de Souza, e o 1ª vice-presidente da Regional Sul, Edmilson Aparecido da Silva. Fortalecer a unidade de ação e seguir nas ruas, com os cuidados necessários, para enfrentar e derrubar o governo Bolsonaro - considerado o maior ataque à vida e aos direitos da classe trabalhadora -, foi consenso em todas as falas de análise da conjuntura. A cobertura completa feita pelo ANDES pode ser lida aqui. 


Na próxima sexta, 16 de julho, ocorrerão as plenárias do Tema III (Plano de Lutas) e de encerramento.

Confira os principais temas da reunião do Pleno do Grupo de Trabalho de Política Educacional – GTPE do ANDES-SN

 



No dia 29 de junho, o Pleno do Grupo de Trabalho de Política Educacional – GTPE do ANDES-SN, se reuniu de forma on line para os Informes Nacionais e os Informes das Seções Sindicais; para debater a realização do IV Encontro Nacional da Educação; discutir as atualizações a respeito do Programa Future-se e PROMOVER, e também as intervenções nas Universidades, Institutos e CEFETs, além do Ensino Domiciliar; alteração nos estatutos das universidades; Ensino Híbrido; e outros Assuntos.

O encontro contou com o painel: “A Reforma do Ensino Médio e BNCC da Formação de Professores: os desafios e a urgência da luta” – que teve como Convidados os professores: Romilson Martins Siqueira - PUC Goiás e  Nilson de Souza Cardoso - UECE

Sobre o painel, entre outras conclusões, ficou evidente que o sistema educacional brasileiro está sendo forçado a caminhar na direção do ensino híbrido, que se utiliza do momento de pandemia como um grande laboratório dessa modalidade. O maior desafio atual será a defesa do ensino presencial, tão logo as condições sanitárias permitam. O que inclui a reivindicação pela vacinação ampla de toda a população.

Dentro dos informes nacionais, o destaque foi para a agenda de lutas e o calendário do Conad. Com relação ao IV Encontro Nacional de Educação, a indicação foi de se adiar o evento para quando as condições sanitárias permitirem, com a construção de uma articulação mais ampla, a partir de um grande movimento nos estados, envolvendo entidades da educação básica, para construir uma plenária nacional em defesa da educação pública.

Outro ponto importante é a necessidade de realização de uma pesquisa nacional sobre as condições do trabalho remoto na base do sindicato.

Dentro dos informes, os docentes indicaram a organização de um calendário de Reuniões com o GTPE Nacional.

Governo Federal pretende privatizar 100% dos Correios em 2022

Em mais um lance da destruição do Estado Brasileiro, levada a cabo por Bolsonaro e seus apoiadores, o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, incluiu na última terça-feira, 6 de julho, o Projeto de Lei 591/2021 que trata da privatização dos Correios. Neste, consta que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT)  se transformará em uma empresa mista, abrindo caminho para que empresas privadas assumam atividades que hoje são garantidas pela estatal.

A privatização é pauta recorrente do presidente Jaír Bolsonaro e de seu Ministro da Economia, Paulo Guedes. Esse ataque ao estado pode ter como consequências o aumento nos preços e piora no serviço prestado à população, conforme avaliação da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect).

Segundo o secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord, o governo pretende vender o controle da empresa de forma integral, em leilão, se desfazendo de 100% do capital dos Correios.

O PL da privatização dos correios está na pauta, mas ainda não foi divulgado o parecer do relator, deputado Gil Cutrim. Entretanto, o governo federal pretende que o PL seja aprovado até o dia 17 de julho, antes do recesso parlamentar.

Transformar patrimônio em mercadoria

Em nota, o ANDES-SN se manifestou contra o PL 591/21  e afirmou que a privatização dos Correios “significa mais um passo na subserviência do Estado brasileiro ao Capital, transformando nosso patrimônio e os serviços prestados para a população em mercadoria, fazendo com que as empresas privadas possam lucrar ainda mais, enquanto, as trabalhadoras e trabalhadores pagarão o preço por essa política entreguista”. O Sindicato Nacional ressaltou a importância da empresa brasileira na prestação de serviços em todo o território nacional, inclusive nos locais onde as suas atividades não geram lucro. Leia aqui a íntegra da nota.

APES convoca para a resistência

De acordo com o presidente da APES, Augusto Cerqueira, a privatização dos correios deve ser combatida pela mobilização de todos os que defendem a importância dos serviços públicos para o bem estar de sua população, sobretudo a mais pobre. “Precisamos lutar contra a entrega do patrimônio e o desmonte do estado. O atual governo trabalha na destruição das instituições e empresas públicas, gerando cada vez mais desigualdade, piora das condições de vida da população que mais precisa e aumento da subserviência ao capital”, disse Augusto.

 

APES se reúne com direção do Campus JF do IF Sudeste MG para discutir atuação docente em procedimentos de compras do Campus

 APES esteve reunida com a direção do campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG na segunda-feira, 05 de julho, de forma virtual, para discutir a reivindicação de professoras e professores, que se sentem sobrecarregados por estarem realizando atividades administrativas, no que se refere a processos de compras de materiais para os departamentos, com elaboração de termos de referência e lançamentos no sistema de compras governamentais. Funções que, normalmente, são realizadas por Técnicos Administrativos em Educação. A questão foi levada à direção, que salientou a escassez de pessoal para essas atividades, mas se comprometeu em realizar esforços para minimizar os impactos sobre a atividade docente.

Durante a reunião a APES expôs o problema e reforçou a necessidade aumento no quadro de TAES para evitar que os docentes excedam suas atribuições, provendo essas informações ao sistema de compras da instituição. Houve consenso, no entanto,  sobre a necessidade de que a especificação e cotação de alguns itens devam ser realizadas pelo demandante, por sua qualificação na área.

Estiveram presentes pela APES, os docentes Augusto Cerqueira, Miguel Fabiano de Faria e Thales Costa Soares, da direção da APES e Leonardo de Castro, Assessor Jurídico do sindicato. Pela direção do campus, participaram a Diretora Geral, Claudia Coura; os chefes dos departamentos acadêmicos, Wellington Conceição e Juliano Ferreira; o Diretor de Administração e Planejamento, Fabrício Tavares, e o Coordenador de Compras e Licitações, Rafael Leite.

 

Travessia e encarte especial

Está no ar a Edição de Julho do Jornal Travessia. Neste número, publicamos também um Encarte Especial com os desafios e compromissos da Direção 2021/2022 da APES.

Acesse aqui a edição de Julho do Travessia

Acesse aqui a edição do Encarte

“40 anos do ANDES-SN”: confira nova edição da revista Universidade e Sociedade

A edição 68 da revista Universidade e Sociedade (U&S) foi lançada durante o 12º CONAD Extraordinário do ANDES-SN, com o tema “40 anos do ANDES-SN: luta e resistência”.

Acesse a publicação aqui

Vida, trabalho e invisibilidades

Confira série de entrevistas sobre os desafios do trabalho docente para as mulheres na pandemia

O Travessia, publicação trimestral da APES, traz em sua edição de Julho o especial Vida, trabalho e invisibilidades, para abordar os desafios do trabalho docente para as mulheres durante a pandemia.

A matéria publicada na editoria de Cultura do jornal sintetiza a atual condição das docentes, num cenário que conjuga desigualdade de gênero, descaso com a educação pública e um governo genocida. Para traçar um painel das atuais condições das professoras durante este contexto, entrevistamos Amanda Moreira, Dina Faria, Renata Domingues e Sabrina Ferretti, docentes das redes federal, municipal e estadual de ensino, sobre os impactos do ensino remoto e da pandemia em suas vidas e dinâmicas de trabalho.

Acesse abaixo cada entrevista:

Amanda Moreira

Dina Faria

Renata Domingues

Sabrina Ferretti

 

Acesse o relatório da Reunião Extraordinária Conjunta dos Setores das IFES e das IEE/IMES

O ANDES-SN disponibilizou o relatório da Reunião Extraordinária Conjunta dos Setores das IFES e das IEE/IMES, realizada on-line, no dia 15 de junho de 2021 que teve por pautas informes nacionais, plano de lutas dos setores e outros assuntos.

Leia na íntegra.

Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES

 

A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação do COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco – (32) 99160-9007
(32) 99109-2284

Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<