APES convoca Assembleia Docente 

 A APES convoca a todas e todos para a Assembleia Docente que ocorrerá, virtualmente, no dia 11 de agosto às 18h. Link da reunião: b.link/assembleia Participem!

 

 

 

APES comemorou 43 anos com música e bate papo

 

Na quinta-feira, dia 05 de agosto, a APES comemorou seus 43 anos de luta em defesa da educação e das condições de trabalho de professores e professoras, seus direitos e suas conquistas, com a realização de uma live. O encontro virtual contou com um bate papo entre seu Presidente, Augusto Cerqueira, a Presidenta do ANDES-SN, Rivânia Moura e Mario Mariano, representante da Regional Leste do ANDES-SN. Logo após, um show com o Professor Luís Cláudio Ribeiro, o Cacáudio, com MPB, violão e piano. A live encontra-se disponível aqui.

O professor Augusto Cerqueira afirmou na live a importância da luta da APES ao longo dos 43 anos, realizando um histórico, dos embates na defesa da educação, desde a fundação da Seção Sindical, em Julho de 1978, ainda sob a ditadura militar, às lutas contra as investidas neoliberais dos anos 90 e 2000, que se seguem até hoje, desembocando no atual governo, que parece ter elegido a educação como principal alvo em sua campanha destruidora do estado. Citou então as lutas em defesa da previdência, contra as privatizações, em defesa da democracia em todos os âmbitos políticos do país, em defesa do serviço público, desembocando no atual cenário de luta intensa contra um governo negacionista e inimigo da educação, em que as 500 mil mortes, o desemprego e a fome criam um cenário grave. No entanto, afirmou que a APES segue lutando de forma classista em defesa de trabalhadores e trabalhadoras. Segue na luta pela democracia dentro das instituições federais de ensino. “Isso coloca em perspectiva as nossas lutas, onde temos dificuldades, temos derrotas, mas ao mesmo tempo garantimos muitas conquistas. Se hoje ainda estamos aqui na universidade pública e gratuita é porque a APES e o ANDES-SN estiveram presentes. Eu considero, em toda a minha trajetória de vida, que minha maior conquista é participar da APES, seja na diretoria anterior, seja como militante na base, seja como presidente. Queria deixar um agradecimento a todos que participam e participaram ativamente dessa luta.”

 

ANDES-SN

A professora Rivânia fez, em nome do ANDES-SN, uma saudação aos 43 anos da APES, citando a importância de suas lutas e do apoio de professores e professoras que construíram sua história: “constroem porque acreditam no sindicato como instrumento fundamental para a classe trabalhadora, que nos possibilita no âmbito do trabalho, conquistas importantes nas nossas condições salariais, nas nossas condições trabalho, mas também nas lutas mais gerais da classe trabalhadora. É fundamental e imprescindível que o movimento sindical faça essa aliança com a classe trabalhadora. É importante para o ANDES-SN estar nesse momento. Fazer parte dessa história da APES, que foi uma das primeiras seções sindicais a se formar”.

Regional Leste

O professor Mario Mariano falou da importância da luta corporativa dos sindicatos ser articulada com a luta da classe trabalhadora como um todo e é por isso que o ANDES-SN e a APES estão em todas as lutas e nas ruas. Citou a importância das pessoas que colocam seus esforços em manter esta luta, diante da situação dramática do país. Falou sobre a necessidade de avançar na luta com participação nas assembleias, na sindicalização, nas atividades, buscando coletivamente as saídas para essa situação. “Buscando coletivamente o caminho para a gente poder enfrentar essa situação e fortalecer nossos instrumentos de luta, que apontam para o trabalho coletivo, onde a gente se conecta com os nossos colegas, com as outras categorias das nossas universidades, e o conjunto da classe trabalhadora em geral. O momento de brutal Ataque. Não há saída isolada. Não há saída individual”, completou.


 

Greve geral no dia 18 de agosto é indicada em Encontro Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras do Serviço Público

Em encontro realizado nos dias 29 e 30 de julho, milhares de servidoras e servidores públicos indicaram o dia 18 de agosto para realização de uma greve geral do setor e um Dia Nacional de Lutas. O encontro teve o objetivo de preparar um Plano Nacional de Mobilização contra a Reforma Administrativa (PEC 32) e foi realizado de forma virtual. O evento contou com participantes de todos os estados brasileiros e, ao todo, foram inscritos 4.448 participantes, sendo 43% de servidoras e servidores municipais, 29% estaduais, 24% federais e 4% de outras categorias. Com transmissões ao vivo nas redes sociais, o encontro foi acompanhado por 15 mil pessoas.

 Rivânia Moura, presidenta do ANDES-SN, participou da plenária de abertura do segundo dia de evento. Para Rivânia, é de suma importância a disputa de narrativa sobre as reais intenções da reforma Administrativa e conscientizar a população acerca das suas consequências. “As justificativas dadas para a aprovação da PEC 32 – pelo governo, mídia hegemônica e apoiadores -, de que irá acabar com os privilégios das e dos servidores públicos e que a crise do Estado é culpa das e dos servidores públicos, é um jeito de dividir a classe trabalhadora e isolar as servidoras e os servidores. Precisamos combater essa ideia, pois a PEC 32, se aprovada, irá acabar com unidades básicas de saúde, creches, escolas e universidade públicas, atingindo o conjunto da classe trabalhadora, que necessita desses serviços. Portanto, essa é uma luta da classe trabalhadora e precisa ser enfrentada por todas e todos no nosso país”, disse.

 O manifesto final do encontro, com encaminhamentos, traz diversos pontos do que estão em jogo com a reforma Administrativa e como ela impactará a vida das e dos servidores públicos do Brasil. Para ler o manifesto na íntegra, clique aqui.

 

Governo Bolsonaro avança com privatização dos Correios

 

O retorno das atividades na Câmara dos Deputados, na última terça-feira, dia 03 de agosto, trouxe à tona outra questão que assombra as trabalhadoras e os trabalhadores brasileiros: a Privatização dos Correios. A iniciativa partiu da gestão do atual presidente, Jair Bolsonaro, com o Projeto de Lei (PL) 591/2021 que ontem, dia 05 de agosto, teve o texto aprovado e agora segue para análise no Senado.

Seguindo a lógica inadmissível e absurda do uso de Fake News da campanha eleitoral de 2018, os apoiadores do Governo Federal vem utilizando argumentações apelativas para defender a aprovação do PL 591/2021. No início desta semana, o Ministro de Comunicações, Fábio Farias alegou que privatizar os Correios seria a única solução para salvar a Empresa. Fake News! Os Correios encontram-se no terceiro lugar do ranking de empresas públicas que mais repassam fundos para o Estado, posicionando à frente da Caixa Econômica, Banco do Brasil, BNDES, Eletrobras e Petrobras. Os Correios repassaram R$ 9 bilhões em dividendos à União, nos últimos 20 anos. Este resultado é fruto de R$12,4 bilhões em lucro líquido no período.

Em pesquisa realizada pelo PoderData, em março de 2021, 52% dos brasileiros entrevistados manifestaram-se contra a privatização dos Correios. Porém, o Governo Federal insiste em não escutar a população brasileira e segue investindo em propagandas midiáticas para a defesa da aprovação do PL 591/2021. 

Por esse motivo, é preciso que as trabalhadoras e os trabalhadores brasileiros se unam na luta contra a Privatização dos Correios. No dia 17 de agosto, os Correios têm indicativo de greve para a campanha salarial, assim como pela mobilização contra a venda da estatal. Já no dia 11, a APES se reúne, remotamente, com os docentes em Assembleia Geral para discutir a greve do serviço público, no dia 18 de agosto, deliberada no Encontro Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras do Serviço Público.

ELETROBRAS

A privatização dos Correios é mais um passo no projeto de entrega do Estado ao capital e de ataque aos direitos sociais. O governo federal conseguiu aprovar, em junho deste ano, a privatização da maior empresa de energia elétrica da América Latina, a Eletrobras. A proposta foi levada ao Congresso Nacional através da Medida Provisória (MP) 1031/2021, estrategicamente pensada pelo presidente e seus apoiadores, devido o curto prazo de vigência da MP que são 60 dias, podendo ser prorrogada mais uma vez pelo mesmo período de tempo.

A Eletrobras, vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), é responsável por 30% de toda energia produzida no Brasil. De acordo com especialistas do setor elétrico, a privatização da empresa traz uma série de graves consequências para a população brasileira e a economia nacional, dentre elas: aumento das tarifas, desemprego, desindustrialização, possibilidade de novos casos de apagões, crimes ambientais e sociais, violação de direitos e ataques à soberania energética do Brasil. 

Portanto, mais uma vez, o Governo Federal atua na direção oposta da defesa de condições dignas e humanas para as brasileiras e os brasileiros. Afinal, todas e todos precisam de energia elétrica, ainda mais em um cenário pandêmico, onde a população, em tese, deveria estar trabalhando de suas casas e, consequentemente, o consumo aumentaria. As tarifas vão disparar agora e quem paga a conta é, justamente, o lado mais fraco da moeda; trabalhadoras e trabalhadores brasileiros. 



 

Sites falsos coletam informações de servidores públicos federais

 

O Ministério da Economia pediu a suspensão de dois sites falsos que coletam informações de servidoras e servidores públicos federais. Os dois endereços registrados no exterior se aproveitam da recente migração do Sigepe para o Sou.Gov.br., aplicativo do governo federal que dá acesso a dados de servidores federais, como fornecimento de contracheque, consultas de prévia de salário, envio de atestados médicos e prova de vida para aposentados e pensionistas .

Um dos endereços falsos é o “sigacgestor.com”. O site verdadeiro do Sigac (https://sso.gestaodeacesso.planejamento.gov.br/) está em fase de transição para o novo sistema SouGov.br. A outra página, já derrubada, é o “servidor.sou-gov.online”, uma página falsa cujo objetivo é capturar usuários e senhas do SouGov.br, aplicativo verdadeiro do governo federal.Os sites falsos estariam sendo enviados por mensagem via SMS, com o título “Comunicado importante”, e com mensagem solicitando atualização de cadastro. O Ministério da Economia alerta que nenhuma informação deve ser digitada, e que caso o servidor tenha fornecido dados à sites ou aplicativos não oficiais (ou seja, com domínio diferente de gov.br ou baixado de outra fonte que não a loja virtual oficial do governo), a troca de senha do Portal Gov.br e dos sistemas Sigac/Sigepe deve ser feita imediatamente.

A APES realizou reunião com aposentados e aposentadas no dia 6 de maio de 2021, discutindo o processo de mudança para o aplicativo Sou.Gov.br e para a centralização da concessão e manutenção das aposentadorias de Servidores Públicos Federais estabelecidas pelo Decreto nº 10.620/21. Leia aqui.

 A Assessoria Jurídica da APES se mantém à disposição da categoria. Em caso de dúvidas sobre o aplicativo Sou.Gov.br ou de contatos suspeitos, comunique-se com o advogado da APES Leonardo de Castro pelo email leocastroadv@hotmail.com ou pelos telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924 (whatsapp). 

Mais informações sobre os sites falsos em Agência Brasil.

 

Ligações para prova de vida online não são do INSS

 

Professoras e professores aposentados devem ficar atentos. Segundo o INSS, aposentados estão recebendo ligações falsas orientando para a prova de vida online, em decorrência do cenário atual. Nela, são falados os dados pessoais do beneficiário, é enviada uma mensagem via Whatsapp, e solicitado uma foto de um documento, com o intuito de finalizar o processo.

O INSS não faz nenhum contato por telefone para o processo de prova de vida, portanto, caso receba uma ligação desse tipo, a orientação é desligar o telefone e não fornecer mais informações.

Normalmente, a instituição entra em contato com o beneficiário em situações específicas e para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, e não solicita informações como CPF, nome da mãe ou senhas. Os contatos são realizados pelos canais oficiais de atendimento, Meu INSS, Central de Atendimento 135, ou SMS identificado como 280-41.

Em caso de dúvidas, o telefone oficial do INSS é o 135, além da possibilidade de buscar atendimento por meio do chat humanizado da assistente virtual da instituição.

 A assessoria da APES se coloca à disposição para eventuais dúvidas sobre a prova de vida e sobre contatos suspeitos. Os canais de atendimento são pelo email leocastroadv@hotmail.com e pelos telefones (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924 (whatsapp).

 

Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES

 

A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação do COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco – (32) 99160-9007
(32) 99109-2284

Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<