Professoras e professores da UFJF e do IF Sudeste MG, reunidos em assembleia descentralizada, na noite do dia 09 de abril, no anfiteatro de Estudos Sociais da UFJF, em Juiz de Fora, e na União Operária, em Governador Valadares, deflagraram a greve para o dia 15 de abril. Além disso, aprovaram as Pautas Locais de Reivindicações da UFJF e do IF Sudeste MG que serão entregues às respectivas administrações superiores. Foram 196 votos a favor, 66 contra e 03 abstenções. A decisão será levada à reunião do Setor das Federais, que se realiza hoje em Brasília.
As manifestações durante a assembleia ressaltaram as dificuldades de negociação com o governo e o reajuste zero previsto para 2024. “Foi uma assembleia importante, com ampla e diversificada participação, tanto em Juiz de Fora, quanto em Governador Valadares, com um debate democrático e dinâmico sobre as condições de trabalho, salário, orçamento da educação e sobre a saúde de professoras e professores. Importante agora é a mobilização de todos, todas e todes, porque a greve é um instrumento de luta fundamental, mas de construção desafiadora, demandando o trabalho comprometido de toda a categoria”, disse Joana Machado da Direção da APES.
A assembleia contou com as análises de conjuntura e informes, prestados pela Comissão de Mobilização da APES e com a participação do representante do Diretório Central dos Estudantes, Cesar Augusto Maciel, e da coordenadora do Sintufejuf, Maria Ângela Costa, que deram informes sobre a mobilização.
Confira o calendário de Mobilização
A partir da deflagração da greve, as atividades de mobilização devem movimentar Docentes, TAEs e Estudantes. Confira
10/11 – Reunião do Setor das IFES, em Brasília
11/04 – Ato Unificado – DCE, Sintufejuf, APES, às 9h, na praça cívica da UFJF
11/04 – reunião da comissão de mobilização, às 15h, na sede da APES
12/04 – Seminário “Ditadura, Sindicato e Resistência”, às 19h, na sede da APES
15/04 – Assembleia Docente, às 9h, na sede da APES, em JF, e em Governador Valadares, na unidade São Pedro, sala 04
16/04 – Audiência Pública para debater as mobilizações e paralisações dos servidores técnico-administrativos de universidades e IFs, às 16h, na Comissão de Administração e Serviço Público, da Câmara dos Deputados.
17/04 – Servidores Públicos Federais farão uma grande marcha em Brasília com caravanas saindo de diversos estados do Brasil.
18/04 – Categorias presentes em Brasília farão suas atividades de mobilização específicas.
Mas o que é o Setor das Federais?
O setor das Federais, ou das IFE, como é chamado normalmente, congrega Seções Sindicais ligadas a Instituições Federais de Ensino da Base do ANDES-SN.
A APES, por si só, é uma Seção Sindical, que compõe o Sindicato Nacional, junto com 70 mil sindicalizados de instituições de ensino superior e institutos de educação básica, técnica e tecnológica de todo o país. Ao todo, o ANDES-SN está representado em todo o território nacional pelas suas 121 seções sindicais, divididos em Setor das Instituições Estaduais de Ensino Superior, Instituições Municipais de Ensino Superior, Instituições Distritais de Ensino Superior.