Informes Locais AG 17/09

28/08 Reunião CONSU IF Sudeste MG

28/08 Assembleia da APES discute ensino remoto emergencial no IF Sudeste MG

Assembleia extraordinária, realizada virtualmente, dia 27 de agosto de 2020, discutiu sobre o Ensino Remoto Emergencial no IF Sudeste MG. Nela foi deliberado que a APES seguirá atuando na defesa dos seguintes princípios balizadores: Defesa da vida; do trabalho e da preservação da força de trabalho; da igualdade de condições para o acesso e permanência na instituição; Preservar a qualidade pedagógica e científica na formação dos estudantes em todos os níveis da formação e Garantir a construção coletiva e democrática dos processo de debate e de decisão. Desta forma, nos colocamos na defesa das condições de trabalho docente que garantem a qualidade da educação ofertada. Defesa do acesso universal de todos e todas. Reafirmar a defesa do ensino presencial; reafirmar o ERE como uma estratégia provisória, denunciando seus aspectos perversos para o ensino, aprendizagem, condições de trabalho e o avanço da privatização no ensino público. 

28/08 APES publica Nota Técnica e Apontamentos Críticos à implementação do ERE no IF Sudeste MG

A APES publicou no dia 28 de agosto, Nota Técnica produzida por sua assessoria jurídica e um documento da diretoria, recuperando, de maneira crítica, os processos de organização do trabalho por parte da Administração Superior do IF Sudeste MG, discutindo os procedimentos utilizados pela Administração do instituto no atual contexto.

28/08 Protocolos de Biossegurança estão em vigor na UFJF

Com o objetivo de orientar as atividades que hoje são desenvolvidas presencialmente  e orientar a preparação da instituição para responder às necessidades institucionais que possam surgir em decorrência da tendência da pandemia, os protocolos de biossegurança foram desenvolvidos pela Comissão de Infraestrutura e Saúde e aprovados pelo Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora no dia 20 de agosto. Os protocolos estão em vigor enquanto durar a pandemia de Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, conforme Resolução nº 34/2020.

10/09 EAD, desmonte e desafios para a educação: participe da próxima live do Seminário da Classe Trabalhadora

Organizado pelo 8M, APES e mais 22 organizações, o Seminário da Classe Trabalhadora do dia 12 de setembro teve como tema Educação: EAD, desmonte e desafios na conjuntura brasileira. A live contou com a presença de: Fê Amaro, Fabiana Frederico, Fábio Bezerra e Eblin Farage.

11/09 Em defesa do uso do Nome Social na modalidade de ERE na UFJF: confira nota das entidades

Entidades publicaram no dia 11 de setembro, uma nota conjunta explicitando a necessidade de inclusão do uso do nome social no acesso e utilização de plataformas e e-mails durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) da instituição. Leia mais aqui.

14/09 Campus do IF Sudeste MG divulga relatório sobre avanço da COVID-19 na região

O vigésimo segundo relatório sobre o atual comportamento do novo coronavírus no Brasil e no Mundo, produzido pelo Grupo Brasil Verde em parceria com o Grupo de Pesquisa em Áreas Protegidas (GAP) e o Laboratório de Biologia da Conservação, foi divulgado nesta segunda-feira. Acesse o documento aqui.

14/09 APES elege representante no Consu do IF Sudeste MG

Com o apoio da categoria, a APES continuará a representar docentes do IF Sudeste MG no Conselho Superior da instituição. Foram escolhidos 1 representante da APES e 1 do Sinasefe para a categoria docente, e 2 representantes do Sinasefe na eleição referente aos técnico-administrativos em educação. A eleição foi realizada por meio virtual entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. 

17/09 APES se reúne com a Administração Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora para tratar de assuntos relacionados ao ERE na UFJF