Documentário “Narrativas Docentes - Luta das Mulheres” será lançado hoje às 19h no canal do You Tube do ANDES-SN

O documentário “Narrativas Docentes – Luta das Mulheres” será lançado hoje às 19h no canal do You Tube do ANDES-SN – https://www.youtube.com/user/sindicatoandes


O filme reúne mulheres que participam ativamente da construção deste Sindicato e que comentam sobre machismo, presença da mulher em cargos de diretoria, racismo, feminismo e muito mais.

/>

 

APES, Sintufejuf e DCE assinam nota sobre situação orçamentária caótica para as Instituições Públicas de Ensino

Diante da situação de cortes orçamentários na educação pública, a APES, o Sintufejuf e o Diretorio Central dos Estudantes da UFJF divulgaram, nesta sexta-feira, nota conjunta. Acompanhe:

Atravessamos hoje uma situação orçamentária caótica para as instituições de ensino públicas e para todo o setor público, resultado do avanço da política ultraliberal nos últimos anos, cristalizado na Emenda Constitucional 95 de 2016, denominada de EC da morte; nas contrarreformas trabalhista e previdenciária. Somado a isso, há a recente PEC 186, PEC da chantagem, que pode congelar salários de servidores públicos por até 15 anos e implementar novos cortes para educação e saúde.
A cada ano, enfrentamos cortes e contingenciamentos do orçamento, que vêm impactando o funcionamento da UFJF, especialmente em Governador Valadares, que até hoje não conta com campus próprio e, portanto, infraestrutura adequada. Chegamos em 2021 com um orçamento que não comporta as necessidades mínimas da instituição, com impacto direto na assistência estudantil, sobre os trabalhadores terceirizados e, consequentemente, sobre o funcionamento da instituição como um todo.
É importante ressaltar que, no atual cenário, onde enfrentamos uma pandemia, a ampliação do orçamento para educação e saúde seria fundamental, para atender a população de forma adequada e com segurança. Assim, ao invés de discutir cortes orçamentários, deveríamos estar discutindo adequação da infraestrutura da instituição e das condições de proteção e preservação da vida da comunidade universitária.
Diante desse cenário desafiador, as entidades representativas da UFJF denunciam a política de destruição do governo federal e convidam a comunidade a se unir na luta contra os cortes orçamentários que tanto afetam nossa instituição. Precisamos dizer um basta à política ultraliberal desse governo.
Reforçamos a defesa intransigente das condições de vida de estudantes, trabalhadores e trabalhadoras da instituição e da necessidade de um amplo debate nacional na busca de ações em defesa das instituições de ensino públicas federais. 

APES, Sintufejuf e DCE/UFJF

 

 

Governo não sanciona orçamento de 2021 e compromete funcionamento das IFES

Até hoje, o presidente Bolsonaro não havia sancionado a Lei Orçamentária para 2021. Como esclarece uma nota divulgada pela UFJF,  desde janeiro, o governo tem liberado “ créditos orçamentários equivalentes a 8,96% (2,24% em cada mês) dos recursos de custeio constantes no Projeto de Lei Orçamentária”. Na PLOA enviada ao Congresso, a UFJF já sofreria um corte de custeio de 18,5% em comparação com o orçamento de 2020. 

Os cortes na UFJF já impactam o pagamento de fornecedores e empresas terceirizadas que prestam serviço à instituição. Segundo a nota, a universidade garantiu o pagamento de bolsas estudantis até março, mas depende dos repasses do governo para que a situação seja resolvida.

Em todo o país, diversas instituições federais de ensino sofrem com os cortes e com a incerteza da situação orçamentária. Em 30 de março, 6 universidades realizaram ato virtual pela recomposição orçamentária, diante do corte de aproximadamente 18% no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) aprovado no dia 25 de março, pelo Congresso Nacional. Segundo dados da Andifes, as universidades federais calculam uma redução da ordem de R$ 1,2 bilhão no orçamento para este ano, valor que ameaça a permanência de estudantes mais vulneráveis e até mesmo pesquisas de combate à covid-19.

 

Dia Mundial da Saúde: entidades de JF denunciam mortes e defendem vacinação para todos

Na quarta-feira, 7 de abril, a APES realizou uma série de ações em conjunto com entidades de Juiz de Fora marcando o Dia Mundial da Saúde. Em todas as atividades, o intuito é denunciar a política genocida de Bolsonaro, responsável pela morte de mais de 330 mil pessoas por Covid no país, pelos dados oficiais. As entidades também exigem a vacinação gratuita para todos e todas, com políticas de renda, proteção ao emprego e combate à fome. E reafirmam a defesa do SUS e a valorização dos serviços e servidores públicos, que têm atuado incansavelmente em defesa da vida da população brasileira. 

Neste sentido, junto ao Comitê “Fora Bolsonaro”, foram instaladas 2 faixas no mergulhão da Av. Rio Branco e uma faixa no viaduto da Av. Itamar Franco, que também pediam por auxílio emergencial digno e apoio aos comerciantes.

Um spot de rádio está sendo veiculado em rádio local, em ação realizada junto ao Fórum das Entidades do Serviço Público Federal de Juiz de Fora e Região (FOSEFE), e quatro carros de som circulam pela cidade em ação conjunta com entidades e movimentos sociais da cidade. Nessas ações, as entidades denunciam o atraso na compra de vacinas e o investimento em medicamentos sem comprovação pelo governo Bolsonaro.  As chamadas também reafirmam a valorização do SUS e dos serviços públicos, e dizem basta a este governo que não protege a população. 

Nas redes sociais, a APES veicula uma série de cards, reafirmando a luta por políticas públicas de saúde que garantam a vida de toda a população. Acesse nosso instagram e nosso facebook e compartilhe.

 

Assine a petição!

As entidades sindicais e estudantis da cidade, com base nos absurdos exibidos pela live patrocinada pelo vereador Mello Casal, na última sexta-feira (26/03), resolveram protocolar um ofício à Câmara Municipal solicitando providências e medidas cabíveis em função de sua lamentável participação ao lado do presidente de seu partido, sr. Roberto Jefferson. O mote do vídeo é o ataque à Prefeitura de Juiz de Fora, à Universidade Pública e a diversas outras instituições públicas da cidade.

Clique aqui e assine a petição! Chega de impunidade!

ANDES repudia intervenção na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Já são 22 Ifes que sofrem com os atos antidemocráticos do governo Bolsonaro

A diretoria do ANDES publicou nota de repúdio à não nomeação do reitor eleito na  Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Segundo dados levantados por entidades sindicais, atualmente, 22 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) estão sob intervenção e sofrem com os ataques à autonomia e à democracia realizados pelo governo Bolsonaro.

Segundo a nota publicada pelo ANDES, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro realizou eleições para reitor no período de 24 a 25 de novembro de 2020, com a eleição da chapa composta pelos professores Ricardo Berbara e César da Ros. A lista tríplice foi encaminhada em dezembro de 2020 para o MEC com os nomes de Ricardo Berbara, César da Ros (eleitos como reitor e vice reitor, respectivamente) e Roberto de Souza Rodrigues (Pró-Reitoria de Planejamento no período de 2017 a 2021, no mandato do professor Ricardo Berbara). No dia 31 de março de 2021, depois de 4 (quatro) meses, o MEC nomeou o Roberto de Souza Rodrigues, o terceiro na lista tríplice para o cargo de Reitor, não acatando o primeiro indicado. 

Segundo a nota, “o ANDES-SN expressa a sua solidariedade à comunidade da UFRRJ e declara o seu repúdio a mais essa ação arbitrária do governo de Jair Bolsonaro. Este Sindicato Nacional compreende que a escalada antidemocrática sobre as universidades está alicerçada em um projeto autoritário e subserviente para o Brasil, que visa atacar os direitos conquistados pela classe trabalhadora e o aprofundamento do caráter dependente da economia do país”

Confira a nota na íntegra aqui

Acesse aqui a lista das IFES que estão sob intervenção do governo Bolsonaro.

Confira moção de repúdio às perseguições políticas do governo Bolsonaro e em solidariedade à dirigente sindical da ADUFERPE, professora Érika Suruagy, aprovada no 11º CONAD Extraordinário.

O 11º CONAD Extraordinário foi encerrado neste sábado, 3 de abril, às 23:59. Na ocasião,  ocorreram as plenárias do tema III, referente ao Plano de Lutas, e de Encerramento. Uma série de moções foram aprovadas pelos docentes. Grande parte dos textos de resolução (TR) relativos ao plano de lutas, entretanto, foram remetidos para a próxima Reunião dos Setores do ANDES-SN, devido ao esgotamento do tempo para deliberar sobre as questões. 

A delegação da APES presente no evento foi composta pelo  professor Augusto Cerqueira como Delegado e pelo professor Leonardo Andrada e professora Lisleandra Machado como observadores/Suplentes. Confira aqui a cobertura do primeiro dia e do segundo dia, feitas pelo ANDES-SN.

Acesse abaixo as moções aprovadas:

Moção 01 – Moção de Repúdio aos Assassinos da Memória – Diretoria do ANDES-SN 

Moção 02 – Moção de Repúdio – Diretoria do ANDES-SN 

Moção 03 – Moção de Apoio – ADUFMAT 

Moção 04 – Moção de Repúdio – ADUFF 

Moção 05 – Moção de Apoio à Abertura da CPI da COVID-19 – SINDUTF-PR 

Moção 06 – Moção de Apoio: Amanda Fica!- ADUNIRIO 

Moção 07 – Moção de Repúdio – ADUNIOESTE 

No destaque, presidenta do ANDES-SN professora Rivânia Moura, durante plenária de encerramento do Conad

“Militarização do governo Bolsonaro e intervenção nas Instituições Federais de Ensino”: leia o dossiê publicado pelo ANDES-SN

O ANDES-SN lançou, no dia 1 de abril, o dossiê “Militarização do governo Bolsonaro e intervenção nas Instituições Federais de Ensino”. O material, organizado e com elaboração técnica das docentes Eblin Farage e Kátia Lima, traz um mapeamento da presença de militares na composição do governo federal, do início da gestão até fevereiro de 2021.

“O exame dos dados sobre a composição do atual governo revela que, atualmente, os militares controlam oito dos 22 ministérios, além de várias áreas estratégicas do serviço público federal e de estatais. A tabela abaixo demonstra como ocorre o processo de militarização no Governo Bolsonaro, particularmente nos cargos estratégicos do governo”, aponta o documento.

O dossiê faz também uma análise da militarização das escolas públicas e da intervenção do governo federal na escolha de dirigentes das Instituições Federais de Ensino. Aponta, ainda, as tarefas políticas no enfrentamento a esse cenário.

Acesse o Dossiê “Militarização do governo Bolsonaro e intervenção nas Instituições Federais de Ensino” no ISSUU: https://issuu.com/andessn/docs/dossiemilitarizacao

Leia e baixe o arquivo em PDF: Dossiê “Militarização do governo Bolsonaro e intervenção nas Instituições Federais de Ensino” 


Vote contra a PEC 32, que destrói o serviço público

Vote contra a PEC 32, que destrói o serviço público, clique no link bit.ly/pec32camara e clique em Discordo totalmente

Prazo para envio de artigos para revista Universidade e Sociedade vai até 12 de abril

O tema da próxima Revista Universidade e Sociedade vai ter como tema: “40 anos do ANDES-SN: luta e resistência”, visando marcar as quatro décadas da entidade. Os artigos para esta edição devem ser encaminhados até 12 de abril.

A revista Universidade e Sociedade é uma publicação semestral, editada pelo Sindicato Nacional, que tem como intuito fomentar as pesquisas e debates relacionados tanto às experiências no campo da pesquisa acadêmica como oriundos das experiências sindicais e sociais acerca de temas de relevância para as lutas empreendidas pelas/os docentes em busca de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, em âmbito nacional.

Também são aceitos artigos sobre questões da educação superior brasileira tais como: estrutura das universidades, sistemas de ensino, relação entre universidade e sociedade, política universitária, política educacional, condições de trabalho, questões de cultura, artes, ciência e tecnologia, apresentação de experiências de organização sindical de outros países, e também resenhas críticas de livros.

Os textos deverão obedecer à normatização definida pela comissão editorial e enviados, dentro do prazo, para o endereço eletrônico: andessp@andes.org.br

Informações do ANDES-SN

 

 

ANDES-SN na luta pela vacina na rede pública de Saúde

O ANDES-SN está em campanha pela imunização da população frente ao Corona Virus, com a distribuição de cards e movimentação de redes sociais para exigir do governo compromisso com a saúde pública. O texto da campanha diz “A imunização de todas e todos é um direito! O governo tem o dever de oferecer gratuitamente a vacina, bem como de informar corretamente a população sobre a importância de tomar o imunizante. É importante frisar que o desenvolvimento da CoronaVac é uma vitória do Serviço Público que a Reforma Administrativa proposta pelo governo pretende destruir”.
Veja os cards e compartilhe em suas redes

 

APES cria canais para construir pauta docente sobre o ERE


Diante da implementação do Ensino Remoto Emergencial na UFJF e no IF Sudeste MG, a APES criou dois canais de comunicação com sua base, para apreender aspectos das condições de vida e de trabalho neste novo contexto, e identificar as necessidades atuais de sua base. 

QUESTIONÁRIO


Um questionário de múltipla escolha está disponível no site apesjf.org.br.  As perguntas pretendem realizar um diagnóstico rápido da atual situação da categoria, apresentando questões específicas sobre as condições de vida durante a pandemia e as condições de trabalho com a implementação do Ensino Remoto Emergencial. As respostas poderão ser enviadas até a primeira semana de dezembro. Acesse em nosso site clicando na chamada de divulgação, na página inicial. Ou clique aqui.

APEZAPP 


Com a criação de uma linha direta no whatsapp, a APES cria uma forma de escuta sobre a experiência do trabalho remoto vivenciada no cotidiano pela categoria.  

Neste canal, docentes podem enviar relatos de experiências, levantamento de questões, denúncias, apresentação de demandas e demais situações que possam ajudar a APES a atuar na defesa da categoria nesta nova situação de trabalho. 

Podem ser enviadas mensagens de texto ou áudio,  ou por documentos de texto anexados à mensagem, para o número (32)99158-6940.



Confira os artigos publicados pela APES na coluna Pandemia e Política

Confira os artigos publicados por docentes de instituições federais de ensino na coluna da APES "Pandemia e Política":

Apontamentos sobre a minuta de parecer do CNE sobre calendário escolar e atividades pedagógicas

André Martins e Leonardo D. Pina

Defender os serviços públicos é combater o coronavírus

Danielle Telles da Cruz

Vidas Precárias e LGBTQIfobia no contexto da pandemia: a  necropolítica das sexualidades dissidentes

Marco José de Oliveira Duarte

Educação a distância ou educação não presencial

Rafaela Reis

Educação a Distância: a emergência do ensino em tempos de pandemia.

Daniela Motta

Estudos de geógrafos mostram as relações entre rede urbana e casos de COVID-19 em Minas Gerais

Wagner Batella e Vitor Koiti Miyazaki

O novo coronavírus, no Brasil, é democrático? Lugar do debate racial na conjuntura pandêmica

Rosineide Freitas

Com a pandemia fora de controle, é necessário mostrar que existe alternativa!

Gilberto Calil

“Correndo para o fundo do poço: negação da ciência e terraplanismo econômico na reação do governo à crise da pandemia”

Bráulio Santiago Cerqueira

Pandemia e luta de classes sociais no Brasil atual

Luiz Antonio da Silva Peixoto

Ensino Remoto Emergencial (ERE) e protocolo pedagógico

Rubens Luiz Rodrigues

Reflexões sobre o direito em tempos pandêmicos

Gustavo Seferian

“Pandemia. Parar tudo, urgente!”

Daniel Pimenta

 

 

A APES realiza série de entrevistas em defesa da educação em tempos de Corona Vírus

 

A APES realiza uma série de entrevistas que abordam o enfrentamento ao coronavírus e a defesa das instituições públicas contra os ataques do governo neste momento.

Já estão no site as entrevistas com

Professor Marcelo Silvério, diretor da Faculdade de Farmácia

Professor André Martins, da Faculdade de Educação da UFJF

Professora Girlene Alves, Vice-Reitora da UFJF

Professora Marcella Beraldo, docente e pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da UFJF

Professora Karine Fernandes de Carvalho, docente que ministra sociologia do IF Sudeste MG

Professora Mariana Cassab, da Faculdade de Educação da UFJF

Professores e professoras do Grupo de Trabalho de Governador Valadares

Professora Adriana Ferreira do IF Sudeste MG

Professor prof. Lyderson Viccini (ICB)

Professor infectologista Rodrigo Daniel de Souza do HU - UFJF

Professora Assistente da UERJ, Rosineide Freitas

Professora Caroline Lima, Secretária do ANDES-SN, Docente da UNEB, e professor Marco José de Oliveira Duarte, da Faculdade de Serviço Social da UFJF

Professor Fernando Antonio Basile Colugnati, Faculdade de Medicina da UFJF

Professor Hélder Antônio da Silva, Professor do Instituto Federal de Educação – Campus Barbacena

 

 

 

Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES

 

A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação do COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco – (32) 99160-9007
(32) 99109-2284

Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 

 

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<