Mulheres de todo o Brasil se unem em Manifesto pelo Impeachment de Bolsonaro, por vacina para todos e pelo auxílio emergencial

Em decorrência das crises sanitária, política e econômica, vividas no Brasil, o Fórum 8M, em conjunto com mais de 80 organizações nacionais, se uniram em um Manifesto 8 de Março Nacional, denominado “Mulheres na Luta Pela Vida”, com os motes “Fora Bolsonaro”, “vacina para toda a população” e “auxílio emergencial já!”. Além destes, eventos virtuais e manifestações serão realizadas em todo o país para marcar o Dia Internacional de Luta das Mulheres.

 

Em Juiz de Fora

O Fórum 8M de Juiz de Fora, com o apoio do Fórum de Servidores Públicos Federais de Juiz de Fora e Região, pretende realizar postagens nas redes sociais, intervenção artística na área central da cidade, chamando a atenção para o combate à violência contra a mulher. Faixas serão colocadas em pontos estratégicos e imagens serão projetadas para marcar a luta cotidiana das mulheres trabalhadoras da saúde que estão na linha de frente, em especial às mulheres pretas e periféricas.

Clique aqui para assinar o Manifesto "MULHERES NA LUTA PELA VIDA! Fora Bolsonaro, Vacina Para Toda População e Auxílio Emergencial Já!"

Pelo Impeachment

A pandemia, que completou um ano no Brasil no dia 26 de fevereiro, com mais de 260 mil mortes, e em média mil contaminados por dia, vem apresentando os piores resultados, desde seu início, no país. Além disso, surge por aqui uma nova variante, ainda mais letal e transmissível. Mesmo assim, o país se vê com um processo de vacinação lenta e um presidente negacionista, mesmo depois de todo esse tempo.

Por isso, mulheres de todo o Brasil “de todas as raças, etnias, idades, identidades, orientações sexuais, territórios, de tantas nacionalidades que aqui vivemos, quilombolas, indígenas, no campo, nas águas, florestas e cidades”, se mobilizaram no Dia Internacional de Luta das Mulheres, que contará com manifestações pelo Impeachment de Jair Bolsonaro, pela vida das mulheres é vacina para todos e todas.

Em todo o país

Outros atos darão continuidade ao Dia Internacional de Luta das Mulheres, em todo o Brasil. Em Minas Gerais, no sábado, dia 6 de março, acontecerá um festival cultural online, com mais de 20 atrações da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Central, Triângulo Mineiro, Zona da Mata, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce, e Campo das Vertentes.. No dia 8 de março, segunda-feira, atos simbólicos com intervenções de mulheres, serão transmitidos pelo Facebook e Instagram, ao longo do dia, com a participação de mulheres de Belo Horizonte, Uberlândia, Montes Claros, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Araçuaí, Uberaba, Juiz de Fora, Barbacena e São João Del Rei.

 

 

Pressão faz MEC voltar atrás em recomendação de censura nas IFE

Após pressão e denúncia da comunidade acadêmica, o Ministério da Educação (MEC) recuou das orientações aos gestores e gestoras das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) para que, entre outras arbitrariedades, atuassem para “prevenir e punir atos político-partidários nas instituições públicas federais de ensino”.

Em ofício enviado às e aos dirigentes das Ifes nessa quinta-feira (4), o Secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas de Souza, prestou esclarecimentos acerca do documento enviado pela Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior.
No texto, o representante do MEC argumenta que o ofício de fevereiro foi encaminhado por sugestão da Corregedoria do MEC. Após tentar justificar o envio das recomendações, Vilas Boas de Souza afirma que a Sesu “reconhece e defende a necessidade de se garantir aludidos preceitos democráticos, assegurados pela Constituição Federal, e que se inserem no escopo da autonomia didático-científica, administrava e de gestão financeira e patrimonial das universidades”.

Com informações do ANDES-SN


Para entender

Após ser acionado pelo ANDES-SN, o Ministério Público Federal (MPF) pediu informações ao diretor da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, do Ministério da Educação, sobre o ofício enviado em fevereiro às administrações das Ifes para que fossem tomadas providências com o objetivo de “prevenir e punir atos político-partidários nas instituições públicas federais de ensino”.

O diretor da Rede de Ifes, Eduardo Gomes Salgado, deverá prestar informações ao MPF sobre as providências efetivadas tanto em relação à Recomendação Conjunta PFDC-PRDC/RS N° 20/2019 como em relação às medidas de garantia de aplicação da deliberação do Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da ADPF nº 548/DF, em 15 de maio de 2020. 

O MPF investiga se o ofício enviado pelo MEC, datado 07 de fevereiro de 2021, fere o decidido pelo STF na ADPF 548/DF bem como se descumpre a Recomendação Conjunta PFDC-PRDC/RS N° 20/2019 – assinada após a abertura de inquérito civil nº 1.29.000.001909/2019-20 no âmbito da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio Grande do Sul. 

Veja matéria completa no site do ANDES

Fosefe mira deputados para lutar contra a PEC 186/19 (PEC Emergencial)

Depois que a PEC 186 foi aprovada em primeiro turno no senado federal, o Fórum das Entidades do Serviço Público Federal de Juiz de Fora e Região (Fosefe) direciona-se agora aos deputados federais, onde a proposta também passará por votação em dois turnos.
No entanto, ontem mesmo representantes do Fórum estavam em conversa com senadores na tentativa de barrar a proposta que irá a segundo turno nesta quinta feira.
Pela manhã, com a senadora Simone Tebet (MDB/MS), e à tarde com assessores do senador Carlos Viana (PSD)
Foram enviados ofícios também para Rodrigo Pacheco(DEM) e Antônio Anastasia (PSDB) que não responderam.
A ideia que todos utilizem os contatos que tiverem, seja whatssap, redes sociais ou telefone, para fazer chegar aos deputados o absurdo da PEC e o descontentamento da população
As informações são da assessoria do Sitraemg. Clique aqui para ler o relato das reuniões com os parlamentares.

As informações são da assessoria do Sitraemg. Clique aqui para ler o relato das reuniões com os parlamentares

 

 

Nova Diretoria e Conselho de Representantes são empossados em cerimônia virtual

Em clima de emoção, falas políticas e saudações, a nova diretoria da APES, biênio 2021/2022, tomou posse em assembleia virtual, realizada no final da tarde de quarta-feira, 03 de março.
A professora Marina Barbosa, que deixava o cargo de presidente do sindicato, abriu as falas ressaltando a gravidade do momento vivido pelo país, mas apontando a importância da renovação da luta sindical que se colocava no momento. Ela agradeceu à Comissão Eleitoral pelo trabalho, citou os nomes dos docentes que deixavam a diretoria e leu o relatório de gestão, enquanto uma sequência de fotos fazia uma retrospectiva das lutas empreendidas pela gestão.
A professora Daniela Motta, aposentada do CA João XXIII, leu o parecer aprovando a prestação de contas pelo Conselho de Representantes, ressaltando a recuperação econômica da APES após a realização do esforço de reforma da sede.
A professora Marina leu ainda o termo de posse, passando a palavra para o professor Augusto Cerqueira, novo presidente da entidade, que relembrou sua primeira assembleia em 2016, quando percebeu a importância da militância no movimento para a defesa dos direitos docentes e da educação. Logo após traçou uma análise da atual situação de crise do capitalismo, da ampla retirada de direitos, da crise brasileira, com desemprego, empobrecimento da população, privatização e desmonte do estado, com destaque para os cortes de orçamento que afetam em cheio as instituições de ensino públicas. Mas apontou também para a esperança da renovação da luta. “Mas o que há de positivo somos nós, construindo coletivamente nossa luta, por isso a participação de todos é imprescindível. A mobilização é fundamental para mudar a correlação de forças. É preciso que estejamos cientes da conjuntura para intensificar a participação nas instâncias da APES”, ressaltou.
A solenidade contou com a presença do Reitor da UFJF, Marcus David, que afirmou a importância da atuação da APES e da professora Marina nos debates realizados no Conselho Universitário. Reconheceu as sérias dificuldades de relação com o governo federal e apontou a questão do financiamento como ponto mais grave. Marcus David tocou também, em sua fala, na questão do desrespeito do governo frente às escolhas democráticas dos dirigentes das instituições.
O técnico administrativo Flávio Sereno falou da conjuntura de pressão sobre os reitores e professores, com a tentativa de amordaçar os divergentes e revelou a falta que a aglomeração tem feito na resolução de problemas e construção das lutas conjuntas e “nesse embate, não podemos nem mesmo explorar as contradições do governo entre fala e ação, já que os atuais mandatários sempre foram contra o serviço público”, disse.
Presentes também na posse, a vice reitora da UFJF, Girlene Alves, a Secretária Geral da UFJF, Bárbara Inês Ribeiro Simões Daibert, o representante do SINASEFE Rio Pomba, Wildson Justiniano Pinto o Vice Presidente da Regional Leste do ANDES-SN Mário Mariano e o  1º Secretário da Regional Leste do ANDES-SN, Gustavo Seferian Scheffer Machado (UFMG)


Presidente do ANDES
A presidente do ANDES-SN, Rivânia Moura, se disse muito feliz por estar na assembleia de posse da APES e fez uma saudação a todos os professores que dedicam seu tempo e sua vida para a luta. “Parabenizar por toda a história da Marina e o que ela representa a todos nós e o que ela nos ensina e nos encoraja”.
Em seguida, fez uma análise dos ataques que trabalhadores e trabalhadoras vêm sofrendo. Falou sobre o momento difícil de crescimento da pandemia e da campanha que o ANDES-SN vem realizando em defesa do Lockdown, com auxílio emergencial e vacina para todos como única saída para a crise. Colocando ainda o Fora Bolsonaro como parte importante, conclamando a unidade dos trabalhadores para a luta.
Por fim, ela concluiu recitando um poema de Pablo Neruda “Não me Peçam”


NÃO ME PEÇAM
Pedem alguns que este assunto humano
com nomes, sobrenomes e lamentos
não os aborde nas folhas de meus livros,
não lhes dê a escritura de meus versos.Dizem que aqui morreu a poesia,
dizem alguns que não devo fazê-lo:
a verdade é que sinto não agradar-lhes,
os saúdo e lhes tiro meu chapéu
e os deixo viajando no Parnaso
como ratos alegres no queijo.Eu pertenço à outra categoria
e só um homem sou de carne e osso,
por isso se espancam a meu irmão
com o que tenho a mão o defendo
e cada uma de minhas linhas leva
um perigo de pólvora ou de ferro,
que cairá sobre os desumanos,
sobre os cruéis, sobre os soberbos.Mas o castigo de minha paz furiosa,
não ameaça aos pobres nem aos bons.
Com minha lamparina busco aos que caem,
alivio suas feridas e as fecho.E estes são os ofícios do poeta,
do aviador e do que trabalha na pedreira:
Devemos fazer algo nesta terra
porque neste planeta nos pariram
e temos que arrumar as coisas dos homens
porque não somos pássaros nem cachorros.E bem, se quando ataco o que odeio
ou quando canto a todos os que amo
a poesia quer abandonar
as esperanças de meu manifesto,
eu sigo com as tábuas de minha lei
acumulando estrelas e armamentos.No duro dever americano,
não me importa uma rosa mais ou menos.
Tenho um pacto de amor com a formosura,
tenho um pacto de sangue com meu povo.

 

Governo impõe mordaça em docentes que criticaram Bolsonaro

Os professores Pedro Rodrigues Curi Hallal e Eraldo dos Santos Pinheiro, ambos da Universidade Federal de Pelotas, estão sendo alvo de termo de ajustamento de conduta (TAC) por parte da União, por terem criticado o presidente Bolsonaro em uma live transmitida nas redes sociais da universidade em janeiro. A ação diz em seu texto “Descrição do Fato: Proferir manifestação desrespeitosa e de desapreço direcionada ao Presidente da República, quando se pronunciava como Professor da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, durante transmissão ao vivo de Live nos canais oficiais do Youtube e do Facebook da Instituição, no dia 07/01/2021, que se configura como “local de trabalho” por ser um meio digital de comunicação online disponibilizado pela Universidade (art. 117, V, da Lei nº 8.112/1990)”. A ação se deu a partir de denúncia do deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS) junto à Controladoria-Geral da União (CGU), que pediu a exoneração dos docentes.
Os professores optaram por assinar termo de ajustamento de conduta, a fim de paralisar o processo administrativo. Com isso, ficam impedidos de repetir o ato pelos próximos dois anos.
O ANDES-SN soltou nota criticando a ação : “Como podemos caracterizar um regime político que utiliza todos os meios institucionais para coibir críticas àquele que personifica o Poder Executivo? De que forma de governo mais se assemelha o uso dos aparelhos de repressão do Estado para amordaçar aquele(a)s que têm como ato de ofício o pensamento crítico? Que monstros políticos resultam da indistinção propositada entre Estado e Governo, concebendo aquele que governa toda e qualquer crítica contra si como uma afronta ao Estado e suas instituições?”
Clique aqui para ler a nota completa
APES considera cumprida sua participação na Comissão de Ensino Superior da UFJF

A APES considerou positiva e deu por cumprida sua tarefa diante da participação na Comissão de Ensino Superior da UFJF e, por isso, enviou um ofício à Secretária Geral da Universidade Federal de Juiz de Fora, comunicando seu desligamento. A Comissão é uma das que foram criadas para organizar o trabalho na universidade durante a crise sanitária.
“Avaliamos positivamente o papel das comissões e da APES nesse processo, contudo, diante das lutas que precisamos travar para barrar o projeto de contrarreforma administrativa, do agravamento da pandemia, da luta urgente pela ampla vacinação da população, da intensificação do debate de greve no setor público e educação e, finalmente, considerando a atual dinâmica institucional, avaliamos que a APES deve encerrar a participação na referida Comissão. Ademais, a fase de esforços concentrados para a organização da UFJF na pandemia foi vencida dentro dos limites e das possibilidades políticas”, diz o texto.
A APES informou ainda que seguirá avaliando o significado e as implicações de novas propostas que incidam sobre o trabalho docente, atuando em defesa dos seus princípios sempre que necessário.
Clique aqui para baixar o ofício

 

 

APES inaugura brinquedoteca em sua Sede

Nos últimos meses a APES projetou e montou, com o auxílio de professores e professoras do Colégio de Aplicação João XXIII, um espaço recreativo na Sede da APES, com livros e brinquedos, com o objetivo de acolher filhos e filhas de docentes que estejam participando de atividades realizadas dentro e fora da Sede, quando estes puderem ser realizados de forma presencial, em uma realidade pós-pandemia.

A criação desse espaço se deu a partir de uma deliberação do ANDES-SN que, nos últimos anos, avançou no debate em torno da questão de gênero, nas demandas de mulheres,  mães solo, que precisam de apoio para que possam fazer parte da militância. Assim, o GT Política de Classe para as Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual propôs um conjunto de medidas e ações, que foram aprovadas nas instâncias deliberativas do sindicato, em Congressos e CONADs. A partir daí, houve a indicação para que as seções sindicais pudessem implementar essas ações, em âmbito local.

Dentro das propostas, está a criação de um espaço de convivência, com o objetivo de ofertar apoio efetivo, para que pais e mães possam participar ativamente de atos e eventos, com a garantia de que seus filhos e filhas estarão seguros, sendo acompanhados por profissionais, nesta brinquedoteca. 

 

ANDES-SN realiza o 11º CONAD Extraordinário

 

 

O ANDES-SN realiza, entre os dias 27 de março e 3 de abril de 2021, 11ºCONAD por meio eletrônico, em caráter excepcional, com o tema central “Em defesa da vida, dos serviços públicos e da democracia e autonomia do ANDES-SN”.

Plantão da APES está de volta e pode ser utilizado para entrega das Carteirinhas UNIMED

 


 

 

 

 

ANDES-SN na luta pela vacina na rede pública de Saúde

O ANDES-SN está em campanha pela imunização da população frente ao Corona Virus, com a distribuição de cards e movimentação de redes sociais para exigir do governo compromisso com a saúde pública. O texto da campanha diz “A imunização de todas e todos é um direito! O governo tem o dever de oferecer gratuitamente a vacina, bem como de informar corretamente a população sobre a importância de tomar o imunizante. É importante frisar que o desenvolvimento da CoronaVac é uma vitória do Serviço Público que a Reforma Administrativa proposta pelo governo pretende destruir”.
Veja os cards e compartilhe em suas redes

 

Campanha de Filiação da APES segue nas redes, compartilhe!!

 

Segue a todo vapor a nova campanha de sindicalização da APES, que visa fortalecer a base da categoria, trazendo novos filiados para defesa da educação, direitos e conquistas de professores e professoras da UFJF e do IF Sudeste MG.
A campanha é baseada em cards, vídeos e tutoriais de como realizar a filiação pelo site www.apesjf.org.br. A ideia é que todos possam compartilhar as publicações, fazendo chegar, aos colegas ainda não filiados, o convite para que se juntem à luta.

Confira, nas redes sociais da APES



 

 

APES cria canais para construir pauta docente sobre o ERE


Diante da implementação do Ensino Remoto Emergencial na UFJF e no IF Sudeste MG, a APES criou dois canais de comunicação com sua base, para apreender aspectos das condições de vida e de trabalho neste novo contexto, e identificar as necessidades atuais de sua base. 

QUESTIONÁRIO


Um questionário de múltipla escolha está disponível no site apesjf.org.br.  As perguntas pretendem realizar um diagnóstico rápido da atual situação da categoria, apresentando questões específicas sobre as condições de vida durante a pandemia e as condições de trabalho com a implementação do Ensino Remoto Emergencial. As respostas poderão ser enviadas até a primeira semana de dezembro. Acesse em nosso site clicando na chamada de divulgação, na página inicial. Ou clique aqui.

APEZAPP 


Com a criação de uma linha direta no whatsapp, a APES cria uma forma de escuta sobre a experiência do trabalho remoto vivenciada no cotidiano pela categoria.  

Neste canal, docentes podem enviar relatos de experiências, levantamento de questões, denúncias, apresentação de demandas e demais situações que possam ajudar a APES a atuar na defesa da categoria nesta nova situação de trabalho. 

Podem ser enviadas mensagens de texto ou áudio,  ou por documentos de texto anexados à mensagem, para o número (32)99158-6940.



 

 

Confira os artigos publicados pela APES na coluna Pandemia e Política

Confira os artigos publicados por docentes de instituições federais de ensino na coluna da APES "Pandemia e Política":

Apontamentos sobre a minuta de parecer do CNE sobre calendário escolar e atividades pedagógicas

André Martins e Leonardo D. Pina

Defender os serviços públicos é combater o coronavírus

Danielle Telles da Cruz

Vidas Precárias e LGBTQIfobia no contexto da pandemia: a  necropolítica das sexualidades dissidentes

Marco José de Oliveira Duarte

Educação a distância ou educação não presencial

Rafaela Reis

Educação a Distância: a emergência do ensino em tempos de pandemia.

Daniela Mota

Estudos de geógrafos mostram as relações entre rede urbana e casos de COVID-19 em Minas Gerais

Wagner Batella e Vitor Koiti Miyazaki

O novo coronavírus, no Brasil, é democrático? Lugar do debate racial na conjuntura pandêmica

Rosineide Freitas

Com a pandemia fora de controle, é necessário mostrar que existe alternativa!

Gilberto Calil

“Correndo para o fundo do poço: negação da ciência e terraplanismo econômico na reação do governo à crise da pandemia”

Bráulio Santiago Cerqueira

Pandemia e luta de classes sociais no Brasil atual

Luiz Antonio da Silva Peixoto

Ensino Remoto Emergencial (ERE) e protocolo pedagógico

Rubens Luiz Rodrigues

Reflexões sobre o direito em tempos pandêmicos

Gustavo Seferian

“Pandemia. Parar tudo, urgente!”

Daniel Pimenta

 

 

A APES realiza série de entrevistas em defesa da educação em tempos de Corona Vírus

 

A APES realiza uma série de entrevistas que abordam o enfrentamento ao coronavírus e a defesa das instituições públicas contra os ataques do governo neste momento.

Já estão no site as entrevistas com

Professor Marcelo Silvério, diretor da Faculdade de Farmácia

Professor André Martins, da Faculdade de Educação da UFJF

Professora Girlene Alves, Vice-Reitora da UFJF

Professora Marcella Beraldo, docente e pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da UFJF

Professora Karine Fernandes de Carvalho, docente que ministra sociologia do IF Sudeste MG

Professora Mariana Cassab, da Faculdade de Educação da UFJF

Professores e professoras do Grupo de Trabalho de Governador Valadares

Professora Adriana Ferreira do IF Sudeste MG

Professor prof. Lyderson Viccini (ICB)

Professor infectologista Rodrigo Daniel de Souza do HU - UFJF

Professora Assistente da UERJ, Rosineide Freitas

Professora Caroline Lima, Secretária do ANDES-SN, Docente da UNEB, e professor Marco José de Oliveira Duarte, da Faculdade de Serviço Social da UFJF

Professor Fernando Antonio Basile Colugnati, Faculdade de Medicina da UFJF

Professor Hélder Antônio da Silva, Professor do Instituto Federal de Educação – Campus Barbacena

 

 

 

Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES

 

A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação do COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco – (32) 99160-9007
(32) 99109-2284

Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 

 

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<