Entidades e Movimentos Sociais divulgam nota em solidariedade à vereadora Laiz Perrut

Entidades e Movimentos Sociais divulgam nota em solidariedade à vereadora Laiz Perrut, agredida por manifestantes contrários ao Lockdown. A APES assina o documento.

Veja abaixo

NOTA DE SOLIDARIEDADE À VEREADORA LAIZ PERRUT

A Frente Brasil Popular, junto aos movimentos sociais, partidos, coletivos e entidades sindicais de Juiz de Fora, manifesta publicamente seu repúdio à agressão sofrida pela vereadora Laiz Perrut (PT) na tarde de ontem, quarta-feira, 10, na sede da Prefeitura de Juiz de Fora.

No momento da ocorrência, parte dos manifestantes contrários ao lockdown decretado pela Prefeitura tentou intimidar Laiz, proferindo agressões verbais, enquanto cercavam e batiam no carro da Câmara Municipal, buscando impedí-la de sair do local. O grupo, que se manifestava por mais transparência e participação nos processos de decisão do Poder Executivo Municipal, demonstrou o oposto, agindo de maneira violenta e evidenciando um claro comportamento antidemocrático e intolerante contra a vereadora, que apenas cumpria atividades de seu mandato.

Neste momento tão complexo e difícil para toda a sociedade, este episódio lamentável torna-se ainda mais repugnante na semana do Dia Internacional da Mulher, em que se celebra e reivindica o avanço das conquistas das mulheres em nossa sociedade. Não admitimos este tipo de atitude e não podemos permitir que este fato passe em branco!

Demonstramos, ainda, total reprovação à atitude do vereador presente no momento do fato, que, como autoridade do Poder Legislativo Municipal, incentivou e apoiou esse tipo de ato agressivo à pessoa da vereadora e à própria casa legislativa a que pertence. Por isso, reforçamos que esta ocorrência deve ser apurada com seriedade e seus responsáveis identificados e responsabilizados por suas ações.

Assim como no contexto nacional, temos observado com grande preocupação a escalada de ações de violência permeando o cenário político de nossa cidade. Ainda nesta mesma semana, tivemos o registro da ocorrência de ameaça contra a vida da prefeita Margarida Salomão (PT) e do vice-prefeito Kennedy Ribeiro (PV) e, ontem, o registro de mais esta triste ocorrência.

A democracia não admite práticas de ameaças, violência e qualquer tipo de comportamento neste sentido. Por isso, condenamos veementemente esse episódio e manifestamos todo apoio e solidariedade à vereadora Laiz Perrut!

Assinam esta nota:

  1. Frente Brasil Popular – Comitê de Juiz de Fora
  2. Articulação Sindical (ArtSindical) de Juiz de Fora
  3. Associação dos Professores do Ensino Superior de Juiz de Fora (APES-JF)
  4. Associação Mães pela Liberdade
  5. Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB)
  6. Central Única dos Trabalhadores – Zona da Mata (CUT-ZM)
  7. Centro Acadêmico de História Galba di Mambro
  8. Centro Acadêmico Nicholas Domingues
  9. Centro de Referência de Promoção da Cidadania LGBTQI+
  10. Coletivo de Diálogo Inter-religioso pela Vida
  11. Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro
  12. Coletivo Liberdade
  13. Coletivo Maria Maria
  14. Coletivo Periferia no Poder
  15. Consulta Popular
  16. Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (DCE-UFJF)
  17. Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais (FESERP-MG)
  18. Força Sindical de Minas Gerais
  19. Fórum 8M de Coletivos e Mulheres Feministas de Juiz de Fora
  20. Grupo DOM
  21. Instituto Educação e Cidadania (IEC)
  22. Instituto Feijão de Ogun
  23. Levante Popular da Juventude
  24. Liga Socialista
  25. Marcha Mundial das Mulheres (MMM)
  26. Movimento de Trabalhadores Cristãos
  27. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
  28. Movimento Fé e Política
  29. Movimento Kizomba
  30. Movimento Negro Unificado (MNU)
  31. Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM)
  32. Partido Comunista Brasileiro (PCB)
  33. Partido Comunista do Brasil (PCdoB)
  34. Partido dos Trabalhadores (PT)
  35. Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)
  36. Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora e Região
  37. Sindicato dos Professores de Juiz de Fora
  38. Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF)
  39. Sindicato dos Trabalhadores Ativos, Aposentados e Pensionistas no Serviço Público Federal do Estado de Minas Gerais (SINDSEP-MG)
  40. Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Zona da Mata e Sul de Minas (Sintraf/JF)
  41. Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (SINTECT JFA)
  42. Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais (SESERC)
  43. Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas e de Material Plástico de Juiz de Fora
  44. Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG)
  45. União Brasileira de Mulheres (UBM)
  46. União da Juventude Comunista (UJC)
  47. União da Juventude Socialista (UJS)
  48. União de Negros pela Igualdade (UNEGRO)

Acesse:
Instagram:

https://www.instagram.com/p/CMTDLzwBgmu/?utm_source=ig_web_copy_link
Facebook: https://www.facebook.com/frentebrasilpopularjf/photos/a.1503374469959232/2523753511254651/

Para assinatura de novas entidades, entrar em contato com a Secretaria Executiva da Frente Brasil Popular de Juiz de Fora.

 

Por conta das mudanças no sistema de gestão interna da UNIMED, as cobranças dos procedimentos em regime de coparticipação deverão sofrer um atraso

Os associados ao Plano de Saúde da APES deverão ficar atentos.
Por conta das mudanças no sistema de gestão interna da UNIMED, as cobranças dos procedimentos em regime de coparticipação deverão sofrer um atraso. Assim, os valores referentes ao mês de fevereiro e março serão cobrados, juntos, no início de maio.
Depois desse ajuste, o sistema de cobranças volta ao normal. Dúvidas podem ser retiradas pelo tel 98410-2880.

 

Prazo para envio de artigos para revista Universidade e Sociedade vai até 12 de abril

O tema da próxima Revista Universidade e Sociedade vai ter como tema: “40 anos do ANDES-SN: luta e resistência”, visando marcar as quatro décadas da entidade. Os artigos para esta edição devem ser encaminhados até 12 de abril.

A revista Universidade e Sociedade é uma publicação semestral, editada pelo Sindicato Nacional, que tem como intuito fomentar as pesquisas e debates relacionados tanto às experiências no campo da pesquisa acadêmica como oriundos das experiências sindicais e sociais acerca de temas de relevância para as lutas empreendidas pelas/os docentes em busca de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, em âmbito nacional.

Também são aceitos artigos sobre questões da educação superior brasileira tais como: estrutura das universidades, sistemas de ensino, relação entre universidade e sociedade, política universitária, política educacional, condições de trabalho, questões de cultura, artes, ciência e tecnologia, apresentação de experiências de organização sindical de outros países, e também resenhas críticas de livros.

Os textos deverão obedecer à normatização definida pela comissão editorial e enviados, dentro do prazo, para o endereço eletrônico: andessp@andes.org.br

Informações do ANDES-SN

 

 

PEC Emergencial é aprovada em segundo turno

 

A Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno, na madrugada desta sexta-feira, 12 de março, a PEC 186/2019, ou PEC Emergencial, que impõe mais arrocho e cortes em investimentos em áreas essenciais e ataques aos servidores, congelando salários de Servidores Públicos, nos próximos 15 anos, endurecendo as regras fiscais, impedindo investimentos, proibindo concursos para estados em crise fiscal, entre outros pontos que prejudicarão a população e, principalmente, o serviço público.

Com 366 votos a favor e 127 contra, a PEC foi proposta pelo Governo Bolsonaro em troca de um novo auxílio emergencial, com valor muito menor e em menos tempo, para os brasileiros que vêm sofrendo com as consequências da pandemia da Covid-19. Ele terá entre 175 e 250 reais, pagos pelo período de quatro meses.

A PEC também proíbe a prorrogação de bônus, abonos, inclusive os de cunho indenizatórios, criação de cargos, empregos ou funções, que possam acarretar no aumento da despesa, criação de despesa obrigatória, como aumento real para o Salário Mínimo e benefícios previdenciários ou investimentos no SUS, libera privatizações e entrega de patrimônio público.

Após negociação com parlamentares, dois pontos foram retirados da proposta, o que impedia promoção e prorrogação de carreira dos servidores, que teve forte reação por parte das categorias de policiais e agentes de segurança e a desvinculação dos fundos constitucionais ligados à Educação, Ciência, Meio Ambiente, fiscalização da Receita Federal, etc. Após ser aprovada em segundo turno, a PEC não precisará ser votada no Senado e segue para promulgação.


ANDES-SN divulga nota de repúdio à perseguição sofrida por Erika Suruagy, vice-presidente da ADUFERPE.

 

A Diretoria Nacional do ANDES-SN divulgou na manhã de hoje, 10 de março, nota de repúdio à perseguição à Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco, ADUFERPE que teve sua vice- presidente, Erika Suruagy, intimada a depor  junto à Polícia Federal, em inquérito criminal resultante de sua militância política, como demonstração da constantes medidas autoritárias voltadas ao estrangulamento das liberdades civis e democráticas no país.

A intimação foi resultante de uma denúncia de um outdoor realizado pela seção sindical, ADUFERPE, com uma foto do presidente Jaír Bolsonaro, com as frases “O senhor da morte chefiando o país / No Brasil, mais de 120 mil mortes por COVID19 / # FORABOLSONARO”, em manifestação ao descaso do presidente, durante a pandemia da COVID-19, que tem  matado quase duas mil pessoas diariamente no Brasil.

Esta perseguição vem acompanhada de muitas outras que têm marcado a vida docente no país, como é o caso dos termos de ajustamento de condutas, assinado pelo ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas, após supostas ofensas a Jair Bolsonaro, denunciadas pelo deputado Bibo Nunes, do PSL.

Confira a nota aqui.

ANDES-SN realiza o 11º CONAD Extraordinário

 

 

O ANDES-SN realiza, entre os dias 27 de março e 3 de abril de 2021, 11ºCONAD por meio eletrônico, em caráter excepcional, com o tema central “Em defesa da vida, dos serviços públicos e da democracia e autonomia do ANDES-SN”.

Plantão da APES está de volta e pode ser utilizado para entrega das Carteirinhas UNIMED

 


 

 

 

 

ANDES-SN na luta pela vacina na rede pública de Saúde

O ANDES-SN está em campanha pela imunização da população frente ao Corona Virus, com a distribuição de cards e movimentação de redes sociais para exigir do governo compromisso com a saúde pública. O texto da campanha diz “A imunização de todas e todos é um direito! O governo tem o dever de oferecer gratuitamente a vacina, bem como de informar corretamente a população sobre a importância de tomar o imunizante. É importante frisar que o desenvolvimento da CoronaVac é uma vitória do Serviço Público que a Reforma Administrativa proposta pelo governo pretende destruir”.
Veja os cards e compartilhe em suas redes

 

Campanha de Filiação da APES segue nas redes, compartilhe!!

 

Segue a todo vapor a nova campanha de sindicalização da APES, que visa fortalecer a base da categoria, trazendo novos filiados para defesa da educação, direitos e conquistas de professores e professoras da UFJF e do IF Sudeste MG.
A campanha é baseada em cards, vídeos e tutoriais de como realizar a filiação pelo site www.apesjf.org.br. A ideia é que todos possam compartilhar as publicações, fazendo chegar, aos colegas ainda não filiados, o convite para que se juntem à luta.

Confira, nas redes sociais da APES



 

 

APES cria canais para construir pauta docente sobre o ERE


Diante da implementação do Ensino Remoto Emergencial na UFJF e no IF Sudeste MG, a APES criou dois canais de comunicação com sua base, para apreender aspectos das condições de vida e de trabalho neste novo contexto, e identificar as necessidades atuais de sua base. 

QUESTIONÁRIO


Um questionário de múltipla escolha está disponível no site apesjf.org.br.  As perguntas pretendem realizar um diagnóstico rápido da atual situação da categoria, apresentando questões específicas sobre as condições de vida durante a pandemia e as condições de trabalho com a implementação do Ensino Remoto Emergencial. As respostas poderão ser enviadas até a primeira semana de dezembro. Acesse em nosso site clicando na chamada de divulgação, na página inicial. Ou clique aqui.

APEZAPP 


Com a criação de uma linha direta no whatsapp, a APES cria uma forma de escuta sobre a experiência do trabalho remoto vivenciada no cotidiano pela categoria.  

Neste canal, docentes podem enviar relatos de experiências, levantamento de questões, denúncias, apresentação de demandas e demais situações que possam ajudar a APES a atuar na defesa da categoria nesta nova situação de trabalho. 

Podem ser enviadas mensagens de texto ou áudio,  ou por documentos de texto anexados à mensagem, para o número (32)99158-6940.



 

 

Confira os artigos publicados pela APES na coluna Pandemia e Política

Confira os artigos publicados por docentes de instituições federais de ensino na coluna da APES "Pandemia e Política":

Apontamentos sobre a minuta de parecer do CNE sobre calendário escolar e atividades pedagógicas

André Martins e Leonardo D. Pina

Defender os serviços públicos é combater o coronavírus

Danielle Telles da Cruz

Vidas Precárias e LGBTQIfobia no contexto da pandemia: a  necropolítica das sexualidades dissidentes

Marco José de Oliveira Duarte

Educação a distância ou educação não presencial

Rafaela Reis

Educação a Distância: a emergência do ensino em tempos de pandemia.

Daniela Mota

Estudos de geógrafos mostram as relações entre rede urbana e casos de COVID-19 em Minas Gerais

Wagner Batella e Vitor Koiti Miyazaki

O novo coronavírus, no Brasil, é democrático? Lugar do debate racial na conjuntura pandêmica

Rosineide Freitas

Com a pandemia fora de controle, é necessário mostrar que existe alternativa!

Gilberto Calil

“Correndo para o fundo do poço: negação da ciência e terraplanismo econômico na reação do governo à crise da pandemia”

Bráulio Santiago Cerqueira

Pandemia e luta de classes sociais no Brasil atual

Luiz Antonio da Silva Peixoto

Ensino Remoto Emergencial (ERE) e protocolo pedagógico

Rubens Luiz Rodrigues

Reflexões sobre o direito em tempos pandêmicos

Gustavo Seferian

“Pandemia. Parar tudo, urgente!”

Daniel Pimenta

 

 

A APES realiza série de entrevistas em defesa da educação em tempos de Corona Vírus

 

A APES realiza uma série de entrevistas que abordam o enfrentamento ao coronavírus e a defesa das instituições públicas contra os ataques do governo neste momento.

Já estão no site as entrevistas com

Professor Marcelo Silvério, diretor da Faculdade de Farmácia

Professor André Martins, da Faculdade de Educação da UFJF

Professora Girlene Alves, Vice-Reitora da UFJF

Professora Marcella Beraldo, docente e pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da UFJF

Professora Karine Fernandes de Carvalho, docente que ministra sociologia do IF Sudeste MG

Professora Mariana Cassab, da Faculdade de Educação da UFJF

Professores e professoras do Grupo de Trabalho de Governador Valadares

Professora Adriana Ferreira do IF Sudeste MG

Professor prof. Lyderson Viccini (ICB)

Professor infectologista Rodrigo Daniel de Souza do HU - UFJF

Professora Assistente da UERJ, Rosineide Freitas

Professora Caroline Lima, Secretária do ANDES-SN, Docente da UNEB, e professor Marco José de Oliveira Duarte, da Faculdade de Serviço Social da UFJF

Professor Fernando Antonio Basile Colugnati, Faculdade de Medicina da UFJF

Professor Hélder Antônio da Silva, Professor do Instituto Federal de Educação – Campus Barbacena

 

 

 

Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES

 

A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação do COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco – (32) 99160-9007
(32) 99109-2284

Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 

 

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<