UFJF mantém atividades presenciais suspensas até junho

A Universidade Federal de Juiz de Fora segue com atividades presenciais suspensas, pelo menos até 30 de junho de 2021. A decisão, tomada em reunião do Conselho Universitário nesta sexta feira, vale para os dois campi, Juiz de Fora e Governador Valadares, e teve por base as recomendações do Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre o novo Coronavírus (Sars-Cov-2) da UFJF. Clique aqui para ler a nota do Comitê.

As recomendações seguem as diretivas da Organização Mundial da Saúde, com informações advindas também dos boletins epidemiológicos sobre a situação dos municípios de Juiz de Fora e de Governador Valadares e ainda a nota técnica nº 17 do Grupo de Modelagem Epidemiológica da Covid-19 da UFJF.

Além disso, o Comitê recomendou “Intensificar as campanhas educativas relacionadas às medidas de prevenção e controle da COVID-19 para a comunidade acadêmica da UFJF”, além de manter a parceria entre a UFJF e os municípios de Juiz de Fora e Governador Valadares, no sentido de viabilizar as ações que possibilitem o enfrentamento da COVID-19.

Situação Orçamentária para 2021 na UFJF é grave

Os impactos previstos na redução orçamentária imposta pelo governo federal às instituições Federais de Ensino em 2021 indicam possibilidade real de um expressivo déficit na Universidade Federal de Juiz de Fora. Os números foram apresentados na reunião do Conselho Universitário, realizada na segunda-feira,  22 de março.

Os cortes totais no Ministério chegam a R$1 Bilhão, com uma redução de aproximadamente 18,2% em comparação ao PLOA de 2020.

A avaliação do Relatório da Comissão de Trabalho “Orçamento e Despesas”, apresentado na reunião, é de que o momento é grave, tendo em vista que, desde 2015 as IFES vêm sofrendo com cortes consecutivos, intensificados em 2016 com a aprovação da PEC do Teto de Gastos, chegando à situação atual. 

De acordo com o documento, o valor total previsto em 2021 para a UFJF, considerando os recursos de custeio do tesouro, é 18,64% menor que o orçamento de 2020. O orçamento para investimento (capital) sofreu corte de 20,5%. Os recursos de assistência estudantil tiveram corte de  24% em relação a 2020. Acesse o relatório aqui
As unidades acadêmicas e administrativas têm até segunda-feira, dia 29, para analisar a situação orçamentária, enviar sugestões e propostas.
“O Conselho Superior analisou a situação e as saídas para o momento difícil que se apresenta com os cortes. No entanto, é preciso entender que a única forma de estancar a destruição da educação que vem sendo colocada em prática por sucessivos anos de prática neoliberal é a luta, a resistência. É se contrapor ao projeto que está em curso. No dia 24 de março, Servidores Públicos Federais realizaram o Dia Nacional de Lutas contra a Reforma Administrativa, proposta que representa mais um desses ataques à educação e ao serviço público. Nesse sentido, conclamamos todos a levantar trincheiras de maneira mais efetiva, sob pena de sermos atropelados, enquanto tentamos nos adaptar às carências impostas por quem quer destruir o Estado”, disse Augusto Cerqueira, Presidente da APES.

Intersindical não vai participar da Comissão PID RID no IF Sudeste MG, já que esta toma por base a Portaria 983

O Fórum Intersindical, que reúne Sintufejuf, Sinasefe e APES, como entidades representativas de Docentes e Técnicos Administrativos no IF Sudeste MG, enviou, ao Conselho Superior do Instituto, carta explicando a não participação dos representantes sindicais na comissão PID/RID,  já que esta toma por base a Portaria 983.

Segundo a carta, “a Portaria 983 do MEC, de 18 de novembro de 2020, é um ataque substantivo à carreira EBTT e à oferta de uma educação profissional, técnica e tecnológica de qualidade da qual os Institutos Federais construíram e fazem parte, pois além de estabelecer um número mínimo de 14 horas em sala de aula e retirar o limite máximo, introduz o controle de frequência eletrônico e estimula o alargamento da oferta de ensino a distância para as atividades de ensino praticadas pela rede”

Ainda segundo o documento, a portaria tem, não apenas a resistência das entidades representativas, mas também no Conif e de parlamentares que lutam por sua retirada. Assim, “reconhecemos que qualquer atividade institucional que assimile as indicações da portaria fere a nossa luta em tentar suspendê-la”, diz a carta.

A intersindical fez ainda um pedido de inclusão de pauta, visando discutir a portaria 983 na reunião do CONSU de 08 de abril, com a participação do advogado da APES, Leonardo Castro.

Clique aqui para ler a carta

Servidores Públicos Federais movimentaram todo o país no Dia Nacional de Luta, Mobilizações, Paralisação e Greve do Funcionalismo Público

 

O dia 24 de março, Dia Nacional de Luta, Mobilização, Paralisação e Greve do Funcionalismo Público, foi movimentado em todo o país pelas ações dos Servidores Públicos Federais, reunidos no Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, Fonasefe, em conjunto com  Centrais sindicais, entidades ligadas à área da Educação, entre elas o ANDES-SN, a APES e demais seções sindicais do Sindicato Nacional, além das  entidades ligadas ao Fórum dos Servidores Públicos Federais de Juiz de Fora e região, Fosefe.

As manifestações contra a reforma administrativa, em defesa da vacina e do lockdown, pelo Auxílio Emergencial justo, em defesa do emprego e dos serviços públicos, tomaram as redes sociais em lives, debates e publicações em massa. Nas cidades, paralisações, faixas, outdoors e carreatas chamaram a atenção da população para as reivindicações.

ANDES-SN

O ANDES-SN elaborou e participou de várias atividades, entre elas, uma vigília online com participação de docentes de diversas instituições, parlamentares e representantes de outras entidades. A Live foi ao ar no Youtube e no Facebook às 15h10 do dia 24. O dia também teve atuação intensa de muitas Seções Sindicais do ANDES-SN.

Em Juiz de Fora

Em Juiz de Fora, o Fosefe, realizou ações de conscientização com a colocação de dois carros de som, rodando o centro e bairros da cidade, chamando a atenção para a data e evidenciando para a população os prejuízos que a Reforma Administrativa pode trazer para todos que necessitam de saúde, educação e serviços públicos em geral. Colocou ainda faixas e banners em pontos estratégicos de Juiz de Fora, como o Restaurante Universitário do centro, o Hospital Universitário em Santa Catarina, o HU CAS, o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, em frente ao ponto de vacinação dentro da UFJF e na sede da APES, também no campus da UFJF.

O dia 24 representou em Juiz de Fora e região o ponto mais alto da mobilização que já estava em curso desde o dia 15 de março, com a Jornada de Lutas, com as campanhas nas redes sociais e chamadas em rádios da cidade, num alerta à população.

“A intensa movimentação dos Servidores Públicos Federais em conjunto com trabalhadores e trabalhadoras de todos os setores, mostrou que o Servidor tem poder para contrapor aos ataques do governo. Esse grande conjunto de ações chamou a atenção das pessoas para a destruição do Serviço Público anunciada na Reforma Administrativa. Importante destacar a união em Juiz de Fora em torno do FOSEFE e o trabalho feito no sentido de esclarecer a população sobre o que está em jogo, ou seja, a escola dos filhos e filhas, o atendimento no posto de saúde e seus direitos mais básicos”, disse Augusto Cerqueira, presidente da APES.

A Luta continua em defesa da Educação Pública

Entidades da Educação, com o apoio do ANDES-SN continuam a luta durante o final do mês de março.

O domingo, 28 de março, será marcado pelo Dia de Solidariedade em defesa da vida e da educação pública. Em seguida, nos dias 29 e 30, ocorrerão atos simbólicos em defesa da educação pública. No dia 31, será realizada a Plenária Nacional em Defesa da educação pública, às 14h, virtualmente e transmitida pelas redes sociais das entidades da Educação. Entre as pautas, está a luta por mais recursos para a educação pública, que sofrerá novos cortes no orçamento de 2021, que está para ser votado no Congresso Nacional.

Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça!

Já no dia 1º de abril, data marcada pelo início da ditadura empresarial-militar no país, será realizado o Dia da Denúncia: Ditadura Militar, Nunca Mais, com atividades que lembrarão os crimes cometidos nesse período e saudará aquelas e aqueles que lutaram pela liberdade e democracia.

 

Comitê “Fora Bolsonaro” coloca faixa no Mergulhão da Av. Rio Branco em Juiz de Fora

 

Marcando o Dia Nacional de Luta, Mobilizações, Paralisação e Greve do Funcionalismo Público, o Comitê “Fora Bolsonaro” colocou, nesta quarta-feira, uma faixa no Mergulhão da Avenida Rio Branco em Juiz de Fora, responsabilizando o presidente da república pela situação caótica do país frente à Pandemia de covid 19. A faixa traz reivindicações como “Vacina para Todos”. “Auxílio Emergencial Digno”, “Diminuição dos Preços dos Alimentos, gás e Combustíveis”, “Ajuda aos Pequenos Proprietários e Comerciantes”. 

Um carro de som também foi colocado, rodando as ruas da cidade, com áudio na mesma direção dos dizeres da faixa.

 

 

Confira nota de entidades e sindicatos em defesa da vida e em repúdio aos negacionistas em Juiz de Fora

Entidades e sindicatos, em conjunto com a  Frente Brasil Popular divulgaram na terça-feira, 23 de março, nota em apoio às medidas de combate à pandemia, adotadas pela prefeita Margarida Salomão. A nota é assinada também pela APES.

NOTA DE APOIO ÀS MEDIDAS DE COMBATE À PANDEMIA E À PREFEITA MARGARIDA SALOMÃO

“Na primeira noite eles se aproximam 

e roubam uma flor do nosso jardim. 

E não dizemos nada. 

Na segunda noite, já não se escondem: 

pisam as flores, 

matam nosso cão, 

e não dizemos nada. 

Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, 

rouba-nos a luz, e, conhecendo nosso medo, 

arranca-nos a voz da garganta. 

E já não podemos dizer nada

Nos dias que correm

a ninguém é dado

repousar a cabeça

alheia ao terror.”

Eduardo Alves da Costa

A Frente Brasil Popular, juntamente ao conjunto dos movimentos sociais, partidos, coletivos e entidades sindicais de Juiz de Fora, vem a público condenar os ataques sofridos pela prefeita Margarida Salomão nos últimos dias. Na noite da última segunda-feira, 22, dia em o Brasil registrou 25% de todas as mortes do mundo e Juiz de Fora teve o maior número de mortes registrado na cidade (20 mortes), com estrangulamento do sistema de saúde com filas e ocupação recordes, manifestantes contrários às medidas de combate à pandemia do Covid-19 se aglomeraram em frente à residência da chefe do poder executivo municipal, onde exibiram discursos contra a vida e defenderam a reabertura das atividades não essenciais no Município. Além de desrespeitarem os milhares de mortos pela pandemia e o luto de seus familiares, propagam a desinformação e ferem gravemente a democracia.

Tudo isso ocorre em meio a um momento em que a cidade vive uma situação de grande gravidade, com altos índices de internações e óbitos pela Covid-19. Sabemos que o único caminho possível para conter a pandemia passa pela vacinação em massa, a suspensão das atividades não essenciais e pelo isolamento social, especialmente quando o país se encontra comandado por um governo que não garante testagem e vacinação para a população.

Vivemos tempos sombrios, tempos de morte e de luto, tempos em que a fome volta a bater nas portas do povo brasileiro, tempos de aprofundamento das crises e, no Brasil, o genocídio provocado pela política de morte comandada por Jair Messias Bolsonaro já matou quase 300 mil brasileiros. O presidente nega a doença, o distanciamento social e o uso de máscaras, não garante a renda mínima para a sobrevivência dos trabalhadores e não sustenta a testagem e vacinação para a população.

Em Juiz de fora, a gravidade da pandemia da Covid-19 exige um posicionamento de seus cidadãos e cidadãs e entidades públicas em defesa da vida! Por esse motivo, defendemos as necessárias medidas de contenção da pandemia tomadas pela Prefeitura de Juiz de Fora no intuito de conter as infecções pela doença e evitar o colapso total do sistema de saúde de nosso Município. Defendemos também a luta pela ampla vacinação, bem como a ampliação de políticas públicas de apoio à população que permitam a realização do lockdown com preservação da renda familiar.

Expressamos, mais uma vez, uma grande preocupação frente a escalada de ações de violência na cena política juizforana. No exercício da democracia não cabem práticas de intimidação, ameaças e qualquer outro tipo de comportamento neste sentido. Repudiamos todas as ações contrárias às medidas para frear a disseminação do vírus e, por isso, manifestamos publicamente todo apoio e solidariedade à prefeita Margarida Salomão, que mesmo sabedora do amargo remédio de limitar atividades não teve outra saída.

A vida vale mais!

“Na curva da estrada há covas feitas no chão

E em todas florirão rosas duma nação”

A morte saiu à rua, Zeca Afonso

Clique aqui para saber quem assina a nota

Vote contra a PEC 32, que destrói o serviço público

Vote contra a PEC 32, que destrói o serviço público, clique no link bit.ly/pec32camara e clique em Discordo totalmente

Prazo para envio de artigos para revista Universidade e Sociedade vai até 12 de abril

O tema da próxima Revista Universidade e Sociedade vai ter como tema: “40 anos do ANDES-SN: luta e resistência”, visando marcar as quatro décadas da entidade. Os artigos para esta edição devem ser encaminhados até 12 de abril.

A revista Universidade e Sociedade é uma publicação semestral, editada pelo Sindicato Nacional, que tem como intuito fomentar as pesquisas e debates relacionados tanto às experiências no campo da pesquisa acadêmica como oriundos das experiências sindicais e sociais acerca de temas de relevância para as lutas empreendidas pelas/os docentes em busca de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, em âmbito nacional.

Também são aceitos artigos sobre questões da educação superior brasileira tais como: estrutura das universidades, sistemas de ensino, relação entre universidade e sociedade, política universitária, política educacional, condições de trabalho, questões de cultura, artes, ciência e tecnologia, apresentação de experiências de organização sindical de outros países, e também resenhas críticas de livros.

Os textos deverão obedecer à normatização definida pela comissão editorial e enviados, dentro do prazo, para o endereço eletrônico: andessp@andes.org.br

Informações do ANDES-SN

 

 

ANDES-SN na luta pela vacina na rede pública de Saúde

O ANDES-SN está em campanha pela imunização da população frente ao Corona Virus, com a distribuição de cards e movimentação de redes sociais para exigir do governo compromisso com a saúde pública. O texto da campanha diz “A imunização de todas e todos é um direito! O governo tem o dever de oferecer gratuitamente a vacina, bem como de informar corretamente a população sobre a importância de tomar o imunizante. É importante frisar que o desenvolvimento da CoronaVac é uma vitória do Serviço Público que a Reforma Administrativa proposta pelo governo pretende destruir”.
Veja os cards e compartilhe em suas redes

 

APES cria canais para construir pauta docente sobre o ERE


Diante da implementação do Ensino Remoto Emergencial na UFJF e no IF Sudeste MG, a APES criou dois canais de comunicação com sua base, para apreender aspectos das condições de vida e de trabalho neste novo contexto, e identificar as necessidades atuais de sua base. 

QUESTIONÁRIO


Um questionário de múltipla escolha está disponível no site apesjf.org.br.  As perguntas pretendem realizar um diagnóstico rápido da atual situação da categoria, apresentando questões específicas sobre as condições de vida durante a pandemia e as condições de trabalho com a implementação do Ensino Remoto Emergencial. As respostas poderão ser enviadas até a primeira semana de dezembro. Acesse em nosso site clicando na chamada de divulgação, na página inicial. Ou clique aqui.

APEZAPP 


Com a criação de uma linha direta no whatsapp, a APES cria uma forma de escuta sobre a experiência do trabalho remoto vivenciada no cotidiano pela categoria.  

Neste canal, docentes podem enviar relatos de experiências, levantamento de questões, denúncias, apresentação de demandas e demais situações que possam ajudar a APES a atuar na defesa da categoria nesta nova situação de trabalho. 

Podem ser enviadas mensagens de texto ou áudio,  ou por documentos de texto anexados à mensagem, para o número (32)99158-6940.



Confira os artigos publicados pela APES na coluna Pandemia e Política

Confira os artigos publicados por docentes de instituições federais de ensino na coluna da APES "Pandemia e Política":

Apontamentos sobre a minuta de parecer do CNE sobre calendário escolar e atividades pedagógicas

André Martins e Leonardo D. Pina

Defender os serviços públicos é combater o coronavírus

Danielle Telles da Cruz

Vidas Precárias e LGBTQIfobia no contexto da pandemia: a  necropolítica das sexualidades dissidentes

Marco José de Oliveira Duarte

Educação a distância ou educação não presencial

Rafaela Reis

Educação a Distância: a emergência do ensino em tempos de pandemia.

Daniela Motta

Estudos de geógrafos mostram as relações entre rede urbana e casos de COVID-19 em Minas Gerais

Wagner Batella e Vitor Koiti Miyazaki

O novo coronavírus, no Brasil, é democrático? Lugar do debate racial na conjuntura pandêmica

Rosineide Freitas

Com a pandemia fora de controle, é necessário mostrar que existe alternativa!

Gilberto Calil

“Correndo para o fundo do poço: negação da ciência e terraplanismo econômico na reação do governo à crise da pandemia”

Bráulio Santiago Cerqueira

Pandemia e luta de classes sociais no Brasil atual

Luiz Antonio da Silva Peixoto

Ensino Remoto Emergencial (ERE) e protocolo pedagógico

Rubens Luiz Rodrigues

Reflexões sobre o direito em tempos pandêmicos

Gustavo Seferian

“Pandemia. Parar tudo, urgente!”

Daniel Pimenta

 

 

A APES realiza série de entrevistas em defesa da educação em tempos de Corona Vírus

 

A APES realiza uma série de entrevistas que abordam o enfrentamento ao coronavírus e a defesa das instituições públicas contra os ataques do governo neste momento.

Já estão no site as entrevistas com

Professor Marcelo Silvério, diretor da Faculdade de Farmácia

Professor André Martins, da Faculdade de Educação da UFJF

Professora Girlene Alves, Vice-Reitora da UFJF

Professora Marcella Beraldo, docente e pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da UFJF

Professora Karine Fernandes de Carvalho, docente que ministra sociologia do IF Sudeste MG

Professora Mariana Cassab, da Faculdade de Educação da UFJF

Professores e professoras do Grupo de Trabalho de Governador Valadares

Professora Adriana Ferreira do IF Sudeste MG

Professor prof. Lyderson Viccini (ICB)

Professor infectologista Rodrigo Daniel de Souza do HU - UFJF

Professora Assistente da UERJ, Rosineide Freitas

Professora Caroline Lima, Secretária do ANDES-SN, Docente da UNEB, e professor Marco José de Oliveira Duarte, da Faculdade de Serviço Social da UFJF

Professor Fernando Antonio Basile Colugnati, Faculdade de Medicina da UFJF

Professor Hélder Antônio da Silva, Professor do Instituto Federal de Educação – Campus Barbacena

 

 

 

Comunicado sobre funcionamento das atividades da APES

 

A Diretoria da APES decidiu suspender as atividades presenciais em nossa sede a partir de 16 de março, como medida de prevenção contra a propagação do COVID-19 (coronavírus). A APES se manterá atuante na defesa dos professores e das professoras e na trincheira de luta pela educação pública.
Disponibilizamos a seguir os seguintes canais de comunicação, por cada setor:
Fale Conosco – (32) 99160-9007
(32) 99109-2284

Secretaria: denise@apesjf.org.br
Tesouraria: ronaldo@apesjf.org.br - 32991605284
Plano de Saúde: beth@apesjf.org.br Jornalismo: apesjf@gmail.com
Assessoria Jurídica: leocastroadv@hotmail.com, Telefones: (32) 3216-7890 e (32) 99931-6924

Para receber mensagens pela lista de transmissão da APES, envie mensagem de whatsapp para (32)991586940, com nome completo, instituição, unidade e a palavra “aceito”

 

 

 Não responda a esse email

As mensagens à APES devem ser enviadas pelo faleconosco@apesjf.org.br. Somente desta forma poderão ser respondidas pela entidade.


 
<